Comprova oferece gratuitamente 3 novos recursos para ajudar jornalistas que cobrem as eleições
  • 05.09
  • 2024
  • 14:42
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Comprova oferece gratuitamente 3 novos recursos para ajudar jornalistas que cobrem as eleições

 

O Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas e eleições compartilhados em redes sociais, está liberando um pacote de recursos para apoiar o trabalho de jornalistas que fazem a cobertura das eleições municipais em 2024. Este ano, o Comprova, que é financiado pela Google News Initiative, recebeu recursos de Meta e Whatsapp.

A partir desta quinta-feira, 5 de setembro, profissionais de qualquer veículo noticioso brasileiro que acessarem o chatbot do Comprova no WhatsApp terão acesso a três recursos criados para apoiar a investigação de conteúdos suspeitos relacionados às eleições municipais. 

Recursos para apoio do trabalho jornalístico

1º recurso 
O primeiro recurso é uma caixa de ferramentas com dezenas de aplicações digitais disponíveis na web e que podem ser usadas para verificações de conteúdos de texto, áudio e imagens, busca, monitoramento de redes sociais, documentação, geolocalização e rastreamento. A maioria delas é de uso gratuito.

2º recurso
O segundo é o manual "Inteligência Artificial: o básico para jornalistas", um guia que mostra o potencial de IA, principalmente a generativa, para o jornalismo e para a produção de conteúdos de desinformação e deepfakes, as ferramentas disponíveis para produção e para detecção de uso de IA na criação, e a legislação do TSE para a IA nas eleições de 2024.

3º recurso
O terceiro recurso é para jornalistas que necessitarem de orientações para iniciar ou avançar em uma investigação de um conteúdo suspeito ou sabidamente falso sobre a eleição em sua cidade, que poderão agendar uma sessão de mentoria gratuita com um profissional experiente do Comprova. Cada sessão terá duração de até 20 minutos e o projeto prevê oferecer até 500 sessões de mentoria para jornalistas de veículos que não fazem parte do Comprova.

“O Comprova já é a maior coalizão do mundo no combate à desinformação, mas com a iniciativa do pacote de recursos, chegaremos a mais jornalistas e veículos de comunicação, com capilaridade e uma presença efetiva na cobertura das eleições em muitos mais municípios, prestando um serviço para o voto bem informado e para a população”, afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Programa de residência

O programa de Residência no Comprova, etapa prática que engloba a formação de jornalistas para o trabalho de verificação de desinformação, encerrou a quarta edição com a participação de nove jornalistas da Jornada Galápagos de Jornalismo de 2024 e 19 reportagens publicadas no site do Comprova e nos veículos jornalísticos que formam a coalizão. Criado em 2021 para oferecer uma etapa prática a jornalistas que participaram de cursos sobre verificação e checagem de fatos na plataforma da Abraji, o Programa de Residência foi realizado com parte do financiamento recebido pelo Comprova da Google News Initiative.

Os nove residentes formaram com outros 21 jornalistas o grupo que participou da Jornada Galápagos de Jornalismo de 2024. Durante a Residência, os jornalistas participaram ativamente de checagens em colaboração com jornalistas que representam os 42 veículos que fazem parte do Comprova e aprenderam a usar ferramentas de investigação e a aplicar metodologias de checagem. Os jornalistas também atuaram na etapa de cross-checking, uma revisão realizada pelos pares que não trabalharam na investigação e que tem como objetivo chegar a um consenso sobre todos os aspectos da verificação.

Segundo Alecsandra Zapparoli, fundadora e publisher da Galápagos Newsmaking, “o Programa de Residência do Comprova, sem dúvida, complementou significativamente a formação dos jovens participantes da Jornada. Eles aprenderam na prática, por oito semanas, como investigar desinformação de maneira colaborativa com profissionais de grandes veículos de comunicação”.

Além da participação na jornada, os jornalistas que participaram da Residência receberam aulas online do curso “Verificação e checagem de fatos nas eleições municipais – ênfase em Inteligência Artificial” disponível na Central de cursos da Abraji. O curso "Verificação e checagem de fatos nas eleições municipais – ênfase em Inteligência Artificial" foi realizado com recursos obtidos em edital da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Para Katia Brembatti, a Parceria Galápagos e Abraji é um dos pontos altos do ano. “É um acordo ganha-ganha, em que contribuímos para a formação de jornalistas mais preparados para lidar com os desafios da profissão e com a missão de informar bem a população”, disse.

Participaram do Programa de Residência no Comprova em 2024:

  • Davi Vittorazzi
  • Julia Salim Monteiro de Castro Paes
  • Leandra Souza
  • Luan Souza da Conceição
  • Ma Leri Silverio da Silva
  • Raquel Rocha
  • Rayane Lopes
  • Samantha Stephany do Nascimento Conceição
  • Stéphanie Karoline Araújo do Carmo

Sobre o Comprova

O Comprova é liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e financiado pela Google News Initiative. Em 2024, o Comprova também recebeu recursos de Meta e WhatsApp.
 

Assinatura Abraji