Comprova assina termo de combate à desinformação com MPSP
  • 27.09
  • 2022
  • 16:39
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Comprova assina termo de combate à desinformação com MPSP

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que lidera o Projeto Comprova, coalizão de 43 veículos que verificam conteúdos deliberadamente falsos que circulam na internet, firmou no dia 26.set.2022 um termo de cooperação técnica com o Ministério Público de São Paulo (MPSP). O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e pela secretária executiva e representante legal da Abraji, Cristina Zahar.

"É importante, sobretudo no período eleitoral, que as instituições e a sociedade civil colaborem na luta contra a desinformação, que muitas vezes assume o formato de notícia jornalística com o único propósito de confundir as pessoas, podendo levá-las a tomar decisões ruins", diz Zahar. Também estiveram presentes ao ato os subprocuradores-gerais de Justiça Vidal Serrano (Tutela Coletiva) e José Carlos Cosenzo (Políticas Criminais), além do chefe de Gabinete das duas subprocuradorias, Renato Kim.

Os repórteres que participam do Projeto Comprova em 2022 trabalham colaborativamente para investigar conteúdos suspeitos compartilhados nas redes sociais e em aplicativos de mensagens sobre as eleições presidenciais. Para isso, seguem metodologias desenvolvidas pela First Draft, organização internacional que pesquisa desinformação e oferece treinamento para jornalistas que atuam no combate aos conteúdos falsos.

Em 2022, o Projeto Comprova participa do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, e do Projeto #FakeToFora, do Instituto Palavra Aberta, que fomenta a participação de jovens na eleição.

Meta Journalism Project e Google News Initiative ajudam a financiar o projeto, que tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos, o Canal Futura e a RBMDF Advogados.
 

Assinatura Abraji