Comprova abre inscrições para minicurso com base em análises de casos de verificação
  • 02.09
  • 2022
  • 13:40
  • Abraji

Formação

Comprova abre inscrições para minicurso com base em análises de casos de verificação

O Projeto Comprova está com inscrições abertas para um minicurso de dois dias baseado em relatos de casos de nove verificações feitas pelo projeto desde 2018. Esses casos vão ser apresentados por repórteres que atuaram nas próprias investigações. Parte do Programa de capacitação para checagem no Comprova, o minicurso é gratuito e será realizado de forma on-line nos dias 8 e 9.set.2022, das 9h às 11h30. As inscrições estão abertas para estudantes e profissionais de comunicação e podem ser feitas por meio deste formulário.

Os casos foram selecionados entre verificações feitas pelo Comprova sobre eleições, políticas públicas e pandemia. Além da discussão desses casos pelos verificadores, serão abordadas  as ferramentas usadas para investigação. Haverá ainda um breve espaço para perguntas enviadas pelos participantes.

Na abertura do curso, será apresentada a caixa de ferramentas do Comprova com uma série de recursos úteis para investigação de conteúdos digitais.

Liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Projeto Comprova é uma coalizão de 43 veículos de comunicação que trabalham colaborativamente para verificar a veracidade de conteúdos suspeitos disseminados nas redes sociais e aplicativos de mensagens. O projeto conta com o patrocínio de Meta e Google News Initiative.
 

Assinatura Abraji