Comitê para a Proteção dos Jornalistas produz manual sobre segurança na cobertura de queimadas
  • 06.01
  • 2021
  • 17:21
  • Abraji

Formação

Comitê para a Proteção dos Jornalistas produz manual sobre segurança na cobertura de queimadas

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, na sigla em inglês) produziu o guia “Segurança física: Cobrindo incêndios florestais”. O objetivo é orientar jornalistas sobre as medidas cautelares a serem tomadas durante a cobertura de queimadas. O Brasil encerrou 2020 com o maior número de focos registrados na história - 222.798 ante 197.632, em 2019, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O manual do CPJ alerta para a rapidez com que pequenos incêndios podem se espalhar. Por isso, não devem ser subestimados. O material elenca atitudes para se autopreservar, como nunca estar à frente do corpo de bombeiros, equipamentos e roupas a serem vestidos, os veículos adequados e como dirigir em uma postura defensiva - sempre com faróis ligados e vidros fechados - durante uma queimada.

O guia recomenda cuidado com os riscos de transmissão de covid-19 em locais que abrigam quem perdeu a casa durante o desastre, em função das precárias condições sanitárias.

::Acesse a íntegra do manual::

Cláudia Gaigher, repórter especial da TV Morena, afiliada da Globo no Mato Grosso do Sul, preparou para a Abraji um relato pessoal de como se preveniu para cobrir os incêndios que devastaram o Pantanal em 2019 e 2020. Confira aqui.

Foto: Wikimedia Commons

Assinatura Abraji