Comissão do Prêmio Vladimir Herzog anuncia vencedores da 42ª edição
  • 17.10
  • 2020
  • 17:30
  • Abraji

Formação

Comissão do Prêmio Vladimir Herzog anuncia vencedores da 42ª edição

Neste sábado (17.out.2020), a comissão organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou, em sessão pública on-line, os trabalhos vencedores de sua 42ª edição. A sessão gravada pode ser assistida neste link.

Pela primeira vez, a cerimônia de premiação será realizada de forma remota no próximo domingo, 25.out.2020, das 18h às 20h. Um dia antes, no sábado, 24.out.2020, das 16h às 19h, os vencedores do prêmio participam de uma roda de conversa virtual sobre os bastidores de suas reportagens.

A 42ª edição teve um número recorde de inscritos: foram 1.059 produções, divididas em seis categorias: Arte (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, produção jornalística em Texto, Vídeo, Áudio e Multimídia.

A importância do trabalho do cartunista Renato Aroeira, que retratou o presidente Bolsonaro pichando uma cruz vermelha para torná-la uma suástica e que por isso foi ameaçado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, de ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional, foi reconhecida. Ele e os 109 profissionais que inscreveram trabalhos como charges continuadas vão receber o Prêmio Vladimir Herzog Destaque Continuado, aprovado pela comissão organizadora. 

Outra questão que foi debatida pelo júri foi a foto feita por Joedson Alves para a agência EFE de um flagrante de uma indígena segurando uma máscara, junto a outros quatro indígenas. O fotógrafo viajou a Boa Vista (RR), a convite do Ministério da Defesa, para presenciar a entrega pelo Exército de remédios, álcool gel e máscaras em um aldeia ianomâmi. Após a foto ter sido selecionada como uma das finalistas, organizações da sociedade civil e indígenas procuraram a comissão organizadora para dizer que a foto tinha sido feita sem a autorização dos retratados.

Um longo debate sobre ética jornalística e respeito aos direitos humanos se seguiu, e o júri resolveu desclassificar a foto. “Voto pela desclassificação da imagem pelo desrespeito aos direitos humanos dentro de um prêmio sobre direitos humanos”, argumentou Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji.

Com a alteração no regulamento do prêmio, que passou a aceitar trabalhos de diretores das entidades que integram a comissão organizadora a partir da edição de 2020, Zahar se julgou impedida de votar nas categorias Multimídia e Texto. O trabalho Ameaças, milícia e morte: a nova cara do Velho Chico, vencedor em Multimídia, é de autoria do repórter Daniel Camargos, conselheiro fiscal da Abraji. Na categoria Texto, a reportagem Fragmentos de Vida e Morte, premiada com a menção honrosa, tem como autora Amanda Rossi, diretora da Abraji.

Integram a comissão organizadora do prêmio 13 instituições, além da Abraji: Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Instituto Vladimir Herzog.

42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Confira os vencedores:

Arte

VENCEDOR

Título: Infernópolis (link)
Veículo: Folha de S. Paulo
Autora: Laerte Coutinho

MENÇÃO HONROSA

Título: E daí? (link)
Veículo: portal Dom Total
Autor: Eduardo dos Reis Evangelista (Duke)

DESTAQUE VLADIMIR HERZOG CONTINUADO (válido apenas para 2020)

Título: Charge Continuada (link)
Intervenção em favor do chargista Renato Aroeira.

Fotografia

VENCEDOR

Título: Durante crise da Covid-19, mais de 30% dos óbitos ocorrem em casa em Manaus (link)
Veículo: O Globo
Autor: Yan Boechat

MENÇÃO HONROSA

Título: Presidente Viral (link)
Veículo: O Estado de S. Paulo.
Autora:  Gabriela Biló

Áudio

VENCEDOR 

Título: As histórias de Mercedes Baptista, Consuelo Rios, Bethania Gomes e Ingrid Silva (link)
Veículo: O Globo
Autor: Tiago Rogero 
Equipe: Victor Rodrigues Dias e Felipe Kneipp 

MENÇÃO HONROSA

Título: Confinamento: 3 meses depois (link)
Veículo: Finitude
Autora: Juliana Kunc Dantas

Multimídia

VENCEDOR

Título: Ameaças, milícia e morte: a nova cara do Velho Chico (link)
Veículo: Repórter Brasil
Autor: Daniel Camargos
Equipe: Mariana Della Barba, Ana Magalhães, Fernando Martinho, Erick Araújo, Flávio Marinho, Otávio Burin e Rafael Ramos

MENÇÃO HONROSA

Título: Arsenal Global (link)
Veículo: Intercept Brasil
Autora: Cecília Olliveira
Edição: Leandro Demori

Texto

VENCEDOR

Título: FBI e a Lava-Jato (série Vaza Jato) (link)
Veículo: Agência Pública e Intercept Brasil
Autora: Natalia Viana 
Equipe: Mariam Saleh, Andrew Fishman, Alice Maciel, Rafael Neves, Marina Amaral, Bruno Fonseca e Larissa Fernandes

MENÇÃO HONROSA

Titulo: Fragmentos de vida e morte (link)
Veículo: revista piauí
Integrante(s): Amanda Rossi

Vídeo

VENCEDOR

Título: Os defensores da floresta (link)
Veículo: Fantástico/TV Globo
Repórter: Marcelo Canellas
Equipe: Alan Graça Ferreira, Marcos Silva, Cristine Kist, Dimitri Caldeira e Wesley Francisco

MENÇÃO HONROSA

Título: Rolê nas Gerais: as faces do racismo (link)
Veículo: Globo Minas
Equpe: Renata do Carmo, Saulo Luiz da Silva, Frederico D'Ávila, Saulo Vieira, Jackson Lobo, Marcelo Vianna, Thiago Silva, Valdimar Loiola, Welder Dias e Tábata Poline
 

Assinatura Abraji