• 05.07
  • 2016
  • 11:31
  • G1

Começa Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo em SP

Publicado em 23.jun.2016, no G1.

O 11° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) começa nesta quinta-feira (23) na capital paulista. São três dias de evento, que vai até sábado (25), contando com cerca de 70 palestras, painéis e cursos práticos destinados a jornalistas e estudantes, com técnicas e histórias sobre os bastidores de grandes reportagens.

Entre as presenças confirmadas estão as do jornalista Caco Barcellos, da TV Globo; Marina Walker Guevara, vice-diretora do ICIJ que coordenou a cobertura dos Panama Papers; Paul Myers, especialista em pesquisa na internet e consultor da BBC baseado na Inglaterra; e Maria Teresa Ronderos, jornalista colombiana à frente do Programa de Jornalismo Independente da Open Society Foundation.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia participa do painel “Liberdade de Imprensa e Expressão no Judiciário”, entrevistada pela jornalista Miriam Leitão sobre a tensão entre as liberdades de imprensa e expressão e as decisões do Judiciário.

Encerra o congresso o jornalista Bob Garfield, que há 15 anos comanda o programa On The Media na WNYC (filial da NPR, rádio pública dos Estados Unidos, em Nova York) com palestra sobre “O que vem depois da crise da imprensa?"

Os jornalistas homenageados desta edição são a repórter Elvira Lobato e o jornalista Alberto Dines, pelo conjunto da obra jornalística. Dines também recebe o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo pelo trabalho à frente do Observatório da Imprensa, onde está há 20 anos.

Desde a primeira edição do Congresso, em 2005, a Abraji homenageou José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Lúcio Flávio Pinto, Paulo Totti, Dorrit Harazim, Rosental Calmon Alves, Jânio de Freitas, Marcos Sá Corrêa, Tim Lopes, Elio Gaspari e Clóvis Rossi.

Já o Prêmio Abraji foi criado em 2014 para destacar pessoas e instituições cujo trabalho presta auxílio relevante ao jornalismo brasileiro. Ele já foi entregue ao economista Gil Castelo Branco, pelo trabalho à frente da Associação Contas Abertas e, em 2015, ao então diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo.

Assinatura Abraji