Combate à desinformação e o papel do Legislativo são tema de podcast da Abraji
  • 13.09
  • 2022
  • 11:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Combate à desinformação e o papel do Legislativo são tema de podcast da Abraji

Como forma de conscientizar o público sobre a necessidade de combater a desinformação e aprender mais sobre conceitos do legislativo, o quadro Conteúdo sem fronteiras, que faz parte do podcast Jornalismo sem trégua, do Programa Tim Lopes, traz o seu sexto episódio. Os convidados desta conversa são Marina Atoji, gerente de projetos da Transparência Brasil, e Michel Silva e Osvaldo Lopes, respectivamente, editor-chefe e colaborador do jornal Fala Roça

Marina Atoji é gerente de projetos da Transparência Brasil, e especialista na Lei de Acesso à Informação (LAI). Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, anteriormente gerente-executiva da Abraji e secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

"Nem sempre o poder público tem uma linguagem acessível para todos os públicos”, explica Atoji. E o papel da Transparência Brasil é transformar essas informações de uma forma mais clara para que todos possam se informar de forma mais qualificada. Ela lembra que o trabalho do Legislativo é pouco coberto no jornalismo, e que este prefere estender seu olhar para o Executivo. “Sem tomar em conta que, muitas vezes, o que o Executivo está fazendo é resultado de algo que saiu do legislativo. Um acaba tendo que ser aprovado pelo outro”, destaca. 

Michel Silva é cofundador e editor-chefe do Fala Roça. Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, é cria da Rocinha e adora circular pelas favelas da cidade para fazer redes e adquirir conhecimentos e experiências. Passou pelo Instituto Moreira Salles, Record TV Rio, The Guardian, DataLabe e ajudou a fundar o Favela em Pauta. Hoje é pós-graduando em Jornalismo Investigativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa  (IDP).

Michel ressalta que, durante seu trabalho de jornalismo na Rocinha, ele e seus colegas perceberam que os moradores estavam tendo muitas dúvidas sobre a política de forma geral. A partir dessa reflexão, foi planejada uma sequência de vídeos educativos chamados “Morador pergunta, morador responde”, em que o Fala Roça convida os moradores a enviarem suas dúvidas para o jornal, para que eles convoquem outros moradores para responder. 

Outro ponto de discussão que Silva toca durante a conversa é que ele recorre à Lei de Acesso à Informação (LAI) quando quer produzir um conteúdo. “Nem sempre o que pedimos na Lei de Acesso à Informação é respondido da forma que a gente gostaria”, ressalta. Então, o Fala Roça começou a produzir seus próprios dados: “Para poder levar um conteúdo de qualidade para os moradores”, explica MIchel. 

Osvaldo Lopes é formado em Jornalismo pela Unicarioca. Foi bailarino por sete anos no Centro de Movimento Deborah Colker. Trabalhou como produtor de elenco para diversas produtoras de audiovisual carioca. Amante do samba, leva consigo Acadêmicos do Salgueiro e Acadêmicos da Rocinha na alma e no coração.

Para Lopes, há três perguntas frequentes feitas pela população da Rocinha, quando se fala sobre política: “O primeiro ‘ se eu não votar, o que acontece’? A segunda é ‘o voto em branco, o que acontece?’, e também ‘o que faz o senador?’”. Outro ponto que ele levanta é a campanha realizada este ano para os jovens de 16 anos tirarem seu título de eleitor: “Mas ninguém informou para esse jovem quem vai concorrer hoje, em quem ele tem que votar, em quem ele tem que prestar atenção e o que o título de eleitor pode trazer para a vida desse jovem”.

Lopes também comenta que um pouco do trabalho que o Fala Roça faz na Rocinha acaba sendo o trabalho que o governo deveria fazer. “Em muitos momentos, como na pandemia, a gente teve que parar toda a parte jornalística pra ir pra rua distribuir cesta básica”, ele conta. 

A conversa foi mediada pela coordenadora do programa, Angelina Nunes. Jornalismo sem trégua e Conteúdo sem fronteiras estão disponíveis no Spotify e em todos os aplicativos que reproduzem podcast, incluindo o perfil da Abraji no YouTube

Primeiro Episódio | Edu Carvalho e Enderson Araújo

No episódio de estreia do quadro Conteúdo sem fronteiras, os convidados abordaram as dificuldades de produzir conteúdo nas comunidades, a construção de novos veículos, a disseminação do conteúdo produzido e o uso de plataformas, além de questões de segurança. As diferenças entre produzir conteúdo dentro e fora das comunidades também foram tratadas no bate-papo. 

Clique aqui para ouvir

Segundo Episódio | Elvira Lobato e Leticia Kleim

O segundo episódio do quadro contou a história da jornalista Elvira Lobato, que foi vítima de assédio judicial, em 2008, ao publicar uma reportagem em que revelava os negócios de uma rede de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. Foram 111 ações judiciais realizadas por fiéis e pastores que exigiam sua presença em audiências por todo o país (às vezes, marcadas nos mesmos dias e horários). A outra convidada do episódio é a assistente jurídica da Abraji, Leticia Kleim, que falou sobre os casos de assédio judicial contra jornalistas no Brasil.

Clique aqui para ouvir

Terceiro Episódio | Kátia Brasil e Marcos Wesley

As dificuldades e os riscos na produção de jornalismo na região Amazônica é o tema do terceiro episódio com os jornalistas Kátia Brasil, da Amazônia Real, e Marcos Wesley, do Tapajós de Fato. Eles conversaram com a coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes, e contaram em detalhes as ameaças que sofreram e sofrem em consequência do trabalho que estão desenvolvendo na região.  

Clique aqui para ouvir

Quarto Episódio | Bruno Quintella e Alexandre Medeiros 

Passados vinte anos do assassinato de Tim Lopes, o quarto episódio do quadro traz um episódio especial para discutir questões além do sequestro, a tortura e a execução feita por traficantes, no Complexo do Alemão. Os dois convidados para o podcast são Bruno Quintella e Alexandre Medeiros; e eles tratam do legado do jornalista e abordam temas como racismo e a cobertura dos invisíveis da sociedade.

Clique aqui para ouvir

Quinto Episódio | Sérgio Ludtke e Marcela Duarte

Para o quinto episódio, Conteúdo Sem Fronteiras convida Sérgio Lüdtke, do Projeto Comprova, coalizão de veículos liderada pela Abraji, e Marcela Duarte, da Agência Lupa, para discutir desinformação e checagem de dados na internet. Os dois convidados também discutiram sobre a importância da transparência e a responsabilidade de quem produz conteúdo em jornalismo.

Clique aqui para ouvir

O Programa Tim Lopes é realizado pela Abraji. O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro. A coordenação é da jornalista Angelina Nunes.   

Assinatura Abraji