Com mesas sobre cultura e política, 39ª Semana de Jornalismo na PUC-SP debate jornalismo na América Latina
  • 20.10
  • 2017
  • 15:12
  • Mariana Gonçalves

Formação

Com mesas sobre cultura e política, 39ª Semana de Jornalismo na PUC-SP debate jornalismo na América Latina

Acontece, de 23 a 27 de outubro, na zona oeste de São Paulo, a 39ª Semana de Jornalismo da PUC-SP, que neste ano tem como tema as relações entre jornalismo e sociedade na América Latina. 

Palestras sobre política, questão indígena, trabalho escravo, fotografia independente, jornalismo literário, avanço do feminismo e políticas de drogas estão na programação, que conta com a participação de repórteres que acompanharam esses assuntos em países vizinhos. Haverá ainda uma mesa sobre os acontecimentos recentes na Venezuela e dois cine-debates sobre a música e a produção documental latino-americanas. 

O evento é voltado para jornalistas, profissionais de comunicação, estudantes e professores. A entrada é gratuita. Interessados devem preencher este formulário para se inscreverem.

“Acreditamos que a América Latina é um assunto que a gente explora pouco no jornalismo brasileiro”, diz o estudante de jornalismo João Abel, que faz parte da comissão organizadora do evento. “Por isso, trazemos [para a Semana] repórteres que rodaram por toda a América Latina e que mostram que é possível dar visibilidade para a nossa região.”

A ideia para o evento veio após os estudantes da universidade perceberem os acontecimentos políticos mais recentes em países como a Venezuela e o México (que ganhou espaço na imprensa após o início da administração de Donald Trump nos Estados Unidos). “Havia muita coisa para ser explorada nesse sentido”, conta Abel. “Mas queríamos falar também da cultura e da sociedade latino-americanas.”

Entre os convidados, estão a repórter peruana Verónica Goyzueta, da Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACE), e o brasileiro freelancer Yan Boechat, que esteve na Venezuela nas últimas semanas. Além deles, compõem o evento os jornalistas Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil), Paulo Werneck (Quatro Cinco Um) e Andrea Dip (Agência Pública), entre outros profissionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil. 

“Nossa expectativa é de abrir o interesse dos jornalistas em relação ao tema, além de gerar uma troca de experiências entre alunos e convidados”, continua Abel. Para ver a programação completa, basta acessar a página do evento no Facebook.

Serviço

39ª Semana de Jornalismo da PUC-SP

PUC-SP, campus Monte Alegre

Rua Monte Alegre, 984, Perdizes – São Paulo, SP

De 23 a 27 de outubro

Inscreva-se aqui

Assinatura Abraji