• 27.06
  • 2016
  • 12:11
  • -

Com homenagem a Elvira Lobato, Congresso da Abraji aposta em reportagem para o futuro do jornalismo

Jornalistas e Estudantes de jornalismo de 20 estados brasileiros se reuniram em São Paulo nos dias 23, 24 e 25 de junho para o 11º Congresso da Abraji. Foram mais de 70 sessões, com 120 palestrantes e um total de mais de 800 pessoas circulando no evento.

O Congresso trouxe ao Brasil nomes importantes do jornalismo mundial: Marina Walker Guevara, por exemplo, foi a editora que coordenou a cobertura global dos documentos vazados da Mossack Fonseca, conhecida como Panama Papers. Ao lado de Fernando Rodrigues e José Roberto de Toledo, a jornalista contou detalhes dos meses de trabalho que resultaram na séries de reportagens que envolveu 370 jornalistas de 76 países.

O público do Congresso também ouviu a futura presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, falar sobre liberdade de imprensa e responder às perguntas da repórter Míriam Leitão, numa sessão plenária que lotou o auditório da Universidade Anhembi Morumbi. 

Também estiveram no Congreso da Abraji  Bob Garfield (NPR), Dorrit Harazim (O Globo), Caco Barcellos (TV Globo) e Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas/Universidade do Texas).

Entre as sessões especiais, destacou-se o painel “Abraji Talks”, em que quatro jornalistas diferentes (Conrado Corsalette, do Nexo, Leandro Demori, do Medium, Laura Diniz, do JOTA, e Mariana Castro, da F451) se revezaram para apresentar ideias e projetos de inovação para as novas iniciativas jornalísticas.

Ao final do primeiro dia, a homenagem da Abraji a Elvira Lobato e a entrega do Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo a Alberto Dines e o Observatório da Imprensa preencheram o auditório. A cerimônia está disponível on-line, e em breve disponibilizaremos o link com o documentário sobre a carreira de Elvira Lobato, exibido pela primeira vez na ocasião.

Na parte prática do evento, foram oferecidos 20 cursos nas diversas áreas do jornalismo: dados, vídeo, fotojornalismo e até mini-cursos de criminalística para jornalistas, etiqueta da entrevista e cobertura de crises humanitárias.

Pela sétima vez, o registro oficial do Congresso da Abraji foi feito em tempo real por estudantes que participam ou participaram do Projeto Repórter do Futuro, curso de extensão universitária oferecido há mais de 20 anos pela Oboré em parceria com a Abraji. A produção multimídia está disponível no site da cobertura.


Assinatura Abraji