• 17.08
  • 2004
  • 17:50
  • MarceloSoares

Cobrindo a campanha inteira

Originalmente publicado em www.journalism.org
Traduzido por Marina Della Valle


É fácil se ater as idas e vindas dos principais candidatos de uma eleiçao, mas a maioria das eleiçoes é muito maior que isso. Campanhas eleitorais também tem a ver com as comunidades e os eleitores. Abaixo, algumas maneiras de expandir sua cobertura:

1. Contextualize os eleitores
Deborah Potter, Diretora-executiva do Newslab
Fale mais ao leitor sobre as "pessoas comuns" que voce entrevista, para dar contexto aos seus comentários. Nomes e idades, embora identifiquem o mais básico, normalmente nao dao aos leitores nenhuma pista da posiçao ideológica ou da vida de alguém. Quem sao as pessoas com quem voce está falando? Como eles vivem, o que elas fazem para ganhar a vida, o que as preocupa, o que está acontecendo em suas vidas? Faça das pessoas mais que nomes e rótulos.

2. Cubra os candidatos menores
Marty Tolchin, correspondente do New York Times e ex-editor do The Hill
Planeje a cobertura de disputas locais com o mesmo cuidado que sua cobertura da campanha presidencial é planejada. Considere o impacto substancial que muitos candidatos "menores" tem na vida dos leitores. Esse é também um bom treinamento para repórteres jovens. Embora cobrir a secretaria de ensino seja obviamente menos glamuroso que cobrir o governador, os leitores podem se beneficiar mais com uma coleçao de perfis de candidatos a assessores municipais do que com um discurso enlatado de um candidato ao governo.

3. Saiba quem sao as pessoas mais poderosas de sua comunidade
Marty Tolchin
Freqüentemente eles nao sao eleitos para cargos públicos. Eles podem ser clérigos, homens de negócios, lobistas etc. Identificá-los pode dar uma grande reportagem ou série de reportagens. Eles podem nao ser parte de um partido, mas suas conexoes com o local ou com tipos motivados nao-políticos podem ser reveladoras. Eles podem ser capazes de dar a voce indicaçoes de para onde as eleiçoes se dirigem ou explicar um ângulo importante que voce nao abordou em sua cobertura. Mais importante, eles podem ser a chave para entender sua comunidade.
Assinatura Abraji