• 25.04
  • 2012
  • 13:57
  • Karin Salomao

Cobertura esportiva terá destaque no 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Às vésperas da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil, o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo terá seis palestras e workshops dedicados à cobertura esportiva. Palestrantes nacionais e internacionais falarão sobre como investigar assuntos que vão da organização dos megaeventos esportivos ao gasto público nessa área. Os painéis abordarão os impactos dos jogos na população, nas cidades e no orçamento do país.

No painel “FAIR - desvendando o futebol na África “, Charles Rukini, jornalista do Zimbábue, relatará a investigação coletiva e transnacional que levou à publicação, em 2010, do livro "Killing Soccer in Africa". O trabalho foi realizado pelo Forum of African Investigative Reporters, associação análoga à Abraji na África do Sul, e revelou bastidores da política esportiva no continente africano. Rukuni mostrará como foram os preparativos para a Copa de 2010 e como o jornalismo investigativo pode ajudar a lisura da competição.

As obras ficarão prontas até 2014? Para responder a essa pergunta, Juca Kfouri, comentarista esportivo da CBN, ESPN e Folha de S.Paulo, e Walter de Mattos Jr., presidente e editor do grupo Lance!, avaliarão o andamento dos preparativos para a Copa e o trabalho que vem sendo realizado por FIFA, CBF e Estado brasileiro. 

Na palestra “Cobertura de megaeventos esportivos”, a jornalista Dorrit Harazim compartilhará a experiência de cobrir oito edições das Olimpíadas (de 1980, em Moscou, a 2008, em Pequim). Em Moscou e em Los Angeles, viu o computador ganhar força como ferramenta profissional e nivelar as condições básicas de trabalho. A hoje editora da revista Piauí estabelecerá um paralelo entre as inovações tecnológicas e o trabalho do jornalista enviado aos jogos. Dorrit foi homenageada no 5º Congresso da Abraji, em 2010, por sua contribuição ao jornalismo.

Sonia Rabello, vereadora do PV do Rio de Janeiro, e Pedro Sales, professor de arquitetura da Escola da Cidade, falarão sobre os impactos de eventos como copa do mundo e  olimpíadas nas cidades sedes e quais as melhores maneiras de tirar proveito urbanístico da realização desses jogos. Rabello é professora convidada do Lincoln Institute of Land Policy (Cambridge, EUA) no Programa de Capacitação Técnica na América Latina e Caribe para políticas públicas em uso e gestão de solo urbano e cidades

No curso “Investigação nos Esportes”, Gil Castello Branco, fundador da associação Contas Abertas, mostrará a jornalistas onde encontrar informações oficiais sobre os gastos com obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. No treinamento de seis horas, o economista falará também sobre a estrutura política-organizacional do esporte no Brasil, incluindo a origem dos recursos para a gestão pública da área.

O 7º Congresso da Abraji terá ainda um painel voltado ao tema das torcidas organizadas, com Fábio Almeida, da RBS TV, e o argentino Gustavo Grabia, do Olé. Grabia é conhecido pelas suas investigações relacionadas à violência no futebol. No livro "La Doce",  ele relata os bastidores de uma das torcidas mais violentas das Américas: a do Boca Juniors. Ganhador de 27 prêmios,  Almeida falará sobre o fenômeno das torcidas violentas no Brasil.

 

7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Quando: 12, 13 e 14 de julho de 2012

Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)

Inscrições: http://bit.ly/7Congresso


Assinatura Abraji