• 10.06
  • 2011
  • 13:31
  • -

Cobertura esportiva é destaque na programação do 6º Congresso da Abraji

Publicado no Blog do Juca Kfouri no dia 10 de junho de 2011

De olho nos próximos mega-eventos esportivos que acontecerão no Brasil, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) programou mesas de discussão voltadas exatamente à cobertura de Copa do Mundo e Olimpíadas para seu 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Da Escócia, virá o repórter da BBC que foi banido pela FIFA após revelar negociatas da federação com o setor privado: Andrew Jennings. Ele vai compartilhar com a plateia os bastidores das investigações que vem conduzindo há anos sobre Joseph Blatter, Jérôme Valcke e até mesmo sobre Ricardo Teixeira.

Em outra sessão, o dinamarquês Jens Sejer Andersen, diretor da organização Play the Game, debaterá com Juca Kfouri as principais estratégias para buscar e garantir a democracia e a transparência no mundo esportivo – um segmento que movimenta milhões de dólares em dinheiro público e privado e que tem consequências diretas na vida política de dezenas de países.

Para preparar os jornalistas brasileiros para a avalanche de obras públicas que assolará as cidades-sedes nos próximos 3 anos, um painel com Mauro Cezar Pereira e José Cruz será inteiramente dedicado ao preparo de repórteres esportivos que pretendam ir além dos resultados das partidas e investigar tudo aquilo que vem antes do jogo, antes mesmo de o estádio ser construído.

E por fim o acadêmico norte-americano Chris Gaffney, radicado no Rio de Janeiro, discorrerá sobre os impactos urbanísticos que grandes obras erguidas por ocasião de eventos esportivos provocam nas cidades.

Todas essas palestras fazem parte da programação do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Os participantes também poderão assistir a painéis sobre fraudes em licitações (Claudio Weber Abramo, da Transparência Brasil), investigação de gastos públicos (Gil Castello Branco, do Contas Abertas), produção de bancos de dados (Paulo Rebêlo) e outras sobre administração pública, crime organizado e jornalismo on-line. O congresso da Abraji contará com cerca de 70 mesas e mais de cem palestrantes.

As inscrições devem ser feitas pela internet, pelo site www.abraji.org.br.

 

Assinatura Abraji