• 26.09
  • 2016
  • 08:50
  • -

Coalizão internacional pede a nomeação de um defensor dos jornalistas

A Abraji soma esforços a outras entidades de defesa da liberdade de imprensa e adere à campanha de Repórteres Sem Fronteiras para pedir a criação do cargo de Representante Especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Segurança dos Jornalistas (RESJ). O objetivo é que haja um defensor dos jornalistas trabalhando ao lado do Secretário-Geral da ONU.

Neste mês a Abraji já tomou uma primeira medida como parte da campanha: foi encaminhada uma carta ao Itamaraty recomendando que a representação brasileira em Nova York defendesse a criação desse cargo durante a Assembleia Geral.

A existência de um Representante Especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Segurança dos Jornalistas permitiria reduzir a violência a que estão sujeitos os profissionais da imprensa, fortalecendo de maneira concreta a base legal para a sua proteção. O cargo se consolidaria como estrutura permanente e central dentro do sistema das Nações Unidas,coordenando as ações implementadas pela ONU, assim como as iniciativas realizadas em escala regional e nacional, em prol da segurança dos comunicadores.

Sem uma proteção eficaz dos jornalistas, o direito à informação fica comprometido. Em um momento em que as tecnologias digitais oferecem novas possibilidades para a difusão de propaganda, o combate contra o extremismo violento não poderá ser travado sem informações recolhidas e  divulgadas por jornalistas realizando seu trabalho em um ambiente seguro e a salvo de ameaças. 

Para mais informações, leia a nota da Repórteres sem Fronteiras.


Assinatura Abraji