CIDH condena execução de jornalista brasileiro
  • 18.02
  • 2020
  • 18:13
  • Abraji

Liberdade de expressão

CIDH condena execução de jornalista brasileiro

A Relatoria Especial para Liberdade de Expressão da Comissão de Direitos Humanos (IACHR na sigla em inglês), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), condenou, hoje (17.fev.), o assassinato brutal do jornalista brasileiro Lourenço (Léo) Veras, ocorrido na semana passada, na cidade paraguaia Pedro Juan Caballero.  

Em nota, a relatoria pediu que o Paraguai investigue com imparcialidade esse e outros crimes na região; que esclareça claramente a motivação e determine judicialmente se há relação desses crimes com a atividade jornalística e com a liberdade de expressão.

"(...) Lembramos que o problema da violência contra jornalistas nas Américas piorou. Em muitos casos, com a presença do crime organizado em vastas áreas do hemisfério, com cooptação ou enfraquecimento do aparelho estatal", diz trecho do texto.

Léo Veras tinha dupla cidadania e respondia pelo site de notícias Porã News, que noticiava a disputa do narcotráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai e já havia recebido ameaças de morte.

A Abraji exigiu esclarecimento da execução e também cobrou das autoridades o acompanhamento, com rigor, das ameaças a jornalistas e comunicadores. Uma equipe da associação está na região para averiguar se o caso se enquadra no Programa Tim Lopes, que investiga a morte de comunicadores no país.

Assinatura Abraji