• 25.04
  • 2016
  • 12:41
  • -

Checagem de informações será destaque no Congresso da Abraji

A checagem de informações será destaque no Congresso da Abraji de 2016. As jornalistas Tai Nalon, diretora da agência de verificação do discurso político Aos Fatos e Cristina Tardáguila, da Agência Lupa de fact-checking debaterão o porquê do recente ganho de protagonismo desse fundamento do jornalismo. O jornalista Matías di Santi, da agência argentina de checagem Chequeado também participará da conversa.

“A checagem sempre foi secundária na produção de reportagens, mas foi deixada de lado sobretudo porque a cobertura em tempo real sacrifica certas etapas do processo de apuração”, afirma Tai Nalon. Ela lembra a importância do procedimento para o próprio jornalista: “é essencial para boas reportagens porque é a partir da checagem que nascem boas pautas. Você tem uma ideia, mas não sabe se ela se sustenta? Você checa os dados para tirar a prova real.”

Em relação ao público, Tai aponta que o papel fundamental de iniciativas de verificação de fatos é o de mediar o debate em um cenário de excesso de informação, “em que os atores políticos ostensivamente disseminam informação sem qualquer tipo de crítica e contexto, como o que vemos nesta crise”. 

Para a jornalista, a checagem auxilia o leitor a “tirar suas próprias conclusões a respeito de versões que ele vê por aí, que se multiplicam nas redes, e que muitas vezes trazem consigo, propositalmente ou não, detalhes equivocados”.

Exemplos claros da importância da checagem na sustentação de uma pauta e no esclarecimento do público foram a reportagem publicada por Aos Fatos recentemente sobre a lista da Odebrecht, em que a Agência cruzou dados e apurou que alguns políticos citados nas planilhas não tinham concorrido às eleições de 2012. E a compilação feita pela Agência Lupa do histórico judicial de deputados que votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

A mesa também abordará a diferença no modelo de negócios de cada uma das iniciativas existentes. A Agência Lupa está incubada no portal da piauí e teve investimento de João Moreira Salles, fundador da revista; Aos Fatos, após uma fase de testes, arrecadou mais de R$ 32 mil em campanha de crowdfunding para seguir o trabalho; Chequeado, por sua vez, é projeto de uma fundação sem fins lucrativos.

O painel “Checagem: como um fundamento da reportagem ganhou protagonismo” acontece das 9h às 10h30, no dia 24 de junho de 2016, durante o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo. Para realizar a inscrição e conferir a grade completa, acesse o site congresso.abraji.org.br.

Assinatura Abraji