• 28.02
  • 2013
  • 09:04
  • -

Centro Knight oferece dois cursos on-line para jornalistas e estudantes

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está com inscrições abertas para dois cursos on-line, um pago e outro gratuito, voltados a profissionais e estudantes. O conteúdo será ministrado em espanhol.

Webinário sobre jornalismo investigativo

O seminário on-line terá duração de duas horas e acontecerá às 12h de 4 de março (segunda-feira), sob a instrução de Lise Olsen, repórter do jornal Houston Chronicle. Ela tem 20 anos de experiência como jornalista investigativa e é especialista em Reportagem com Auxílio de Computador (RAC).

Lisa falará sobre como decidir o que investigar e como obter os documentos, fontes e dados necessários para uma investigação, além de como realizar investigações de alto impacto sob pressão do tempo.

As inscrições devem ser feitas via formulário on-line até 20h do dia 3 de março. É cobrada uma taxa administrativa de 15 dólares.

Cobertura eleitoral

Com duração de seis semanas (de 8 de março a 19 de abril), o curso "Como Melhorar a Cobertura Eleitoral" é gratuito e será ministrado pela jornalista colombiana María Teresa Ronderos. As inscrições devem ser feitas via formulário on-line.

Serão abordadas ferramentas práticas para realizar coberturas eficazes e de impacto do processo eleitoral. Entre os temas, estão conceitos básicos de uma democracia, novas formas de vigilância e exemplos das melhores coberturas eleitorais jornalísticas do continente.

María Teresa Ronderos, jornalista e especialista em política colombiana, é diretora e fundadora do VerdadAbierta.com, um site virtual especializado em conflito armado em seu país que iniciou em 2008. Além disso, ela é consultora editorial da revista mais consumida em seu país, Semana, e colunista do jornal diário El Espectador. Foi editora geral da Semana e, quando foi diretora da Semana.com, desenvolveu um website virtual Votebien.com, que cobriu as eleições colombianas entre 2002 e 2011. É autora dos livros "Retratos do Poder" (2002) e "Cinco em Humor" (2007).

Os trabalhos investigativos e jornalísticos de Ronderos lhe renderam prêmios nacionais Simón Bolívar e CPB (1997, 2006 e 2007) além dos internacionais Rei da Espanha, Lorenzo Natali da União Europeia e Maria Moors Cabot (1997, 2011 e 2007). Um destes trabalhos premiados foi precisamente sobre como os meios e comunicação haviam efetuado a cobertura do escândalo da influência do narcotráfico nas campanhas políticas de 1994. 

Veja abaixo vídeo em que ela explica como será o curso:


 

Assinatura Abraji