• 26.02
  • 2015
  • 12:04
  • -

Centro Knight divulga programa do Simpósio Internacional de Jornalismo Online 2015; inscrições abertas

Publicado em 24 de fevereiro de 2014 no Blog do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas divulgou seu programa para o 16o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ na sigla em inglês), uma conferência anual que reúne diretores de mídia, jornalistas e acadêmicos de todo o mundo. O ISOJ acontecerá na Universidade do Texas em Austin nos dias 17 e 18 de abril de 2015.

Confira o programa do ISOJ aqui e clique aqui para se inscrever. As vagas são limitadas e em edições anteriores terminaram rapidamente. O evento do ano passado teve um recorde de mais de 400 acadêmicos, jornalistas e diretores de veículos de 40 países.

Para dar início às apresentações deste ano, a partir das 8h45 da sexta, 17 de abril, estará Bonita Stewart, vice-presidenta para América e sócia de soluções de negócio da Google. Outros dois palestrantes principais serão: Susan Glasser, editora de Politico; Isaac Lee, presidente de Notícias e Digital da Univisión e CEO de Fusion; e Robert Picard, do Instituto Reuters da Universidad de Oxford.

O que torna o ISOJ único é a mistura de profissionais da comunicação e acadêmicos debatendo suas pesquisas. Jornalistas de algumas das organizações de notícias mais importantes dos Estados Unidos, como Vox Media, The New York Times, Vice Media, The Washington Post, The Dallas Morning News, Politico e Texas Tribune, se juntam a colegas da Hungria, Venezuela, Malásia, Paquistão, Nepal, África do Sul, Espanha e Bosnia-Herzegovina.

“ISOJ será de novo uma conferência mundial incrível cobrindo uma variedade de temas, desde o extraordinário êxito do Google na publicidade digital até os novos modelos de negócio e novos formatos de notícias, incluindo o uso pioneiro da realidade virtual”, disse o professor Rosental Alves, fundador do Simpósio e diretor do Centro Knight. “Nossos expositores vêm das primeiras frentes de combate de onde o jornalismo da era digital está sendo reimaginado e tentam tornar a produção de notícias sustentável e próspera como foi na era industrial."

“Estamos muito agradecidos pelo apoio de todos os expositores e participantes que vêm de todo o mundo a Austin para o ISOJ e especialmente agradecidos aos nossos patrocinadores: Fundação Knight, Google, The Dallas Morning News, Omidyar Network, Scripps Howard Foundation, Univisión e a Escola Moody de Comunicação da Universidade do Texas em Austin”, acrescentou o professor Alves.

Um dos painéis principais será presidido por Jennifer Preston, vice-presidente de jornalismo da Fundação Knight, que abordará o tema “reformatando o modelo de negócio: publicidade nativa, crowdsourcing, paywalls e diversificação de receitas”.

Preston estará acompanhada por Tim Griggs, editor e diretor de operações do Texas Tribune; María Ramírez, co-fundadora do El Español, da Espanha; Jim Moroney, editor e diretor-executivo de The Dallas Morning News; e Joy Robins, vice-presidente de Publicidade de Quartz. Também é convidada neste painel Chia Ting Ting, diretora de publicidade e marketing digital de MalaysiaKini, um site de notícias inovador da Malásia.

Em outro painel, liderado por Emily Bell, diretora do Town Center para Meios Digitais da Universidade de Columbia, se discutirá “a arte e a ciência do desenvolvimento de audiências”. Os jornalistas e executivos do The New York Times, The Washington Post, Mashable e The Verge mostrarão “como as organizações de notícias navegam um mundo no qual não controlam os canais de distribuição”.

ISOJ também terá três painéis de pesquisa em que acadêmicos de Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Brasil apresentarão seus trabalhos originais sobre temas como “a maré de mudanças nas estruturas, sistemas e processos do jornalismo”, “tudo sobre Twitter” e “influência, consumo e participação: caminhos para o news engagement”.

“A medida que nos aproximamos do nosso 16º ano de simpósio é emocionante ver o trabalho estelar e a capacidade de inovação da pesquisa realizada pelos atuais acadêmicos do jornalismo digital”, disse Amy Schmitz Weiss, professora associada da Universidade Estadual de San Diego e Coordenadora de Pesquisas do Simpósio. “Estamos muito emocionados de mostrar 13 projetos grandes de pesquisa no programa deste ano”.

ISOJ acontecerá no auditório do Museu de Arte Blanton, no campus da Universidade do Texas em Austin. A entrada geral custa 120 dólares para dois dias de interessantes palestras. Professores universitários têm desconto e pagam 60 dólares pela entrada, enquanto estudantes pagam 40 dólares. Esta tarifa inclui a entrada a todas as sessões da conferência, café da manhã e almoço nos dois dias.

Assinatura Abraji