- 30.10
- 2008
- 15:44
- Abraji
Centro Knight abre vagas para curso on-line gratuito de Jornalismo Digital
O Centro Knight para Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, oferece um curso gratuito de Jornalismo Digital para repórteres da América Latina e Caribe. O treinamento, que será totalmente on-line, será ministrado em inglês, mas contará com uma auxiliar brasileira tanto para dúvidas a respeito do curso como do idioma. Os interessados têm até 3 de novembro para se inscrever, as vagas são limitadas.
O Curso “Jornalismo 2.0: como sobreviver e prosperar, um guia de cultura digital na era da informação” foi desenvolvido pelo jornalista americano Mark Briggs e é baseado em seu livro de mesmo nome, que pode ser baixado gratuitamente (e em português) no website da instituição.
Durante cinco semanas, jornalistas que ainda não aderiram às ferramentas e aos recursos da Web 2.0 estudarão as oportunidades e desafios do jornalismo na era digital; como a web 2.0 aumenta a responsabilidade do repórter de hoje; blogs e jornalismo on-line; produção de fotografia e vídeo e dicas para se fazer boas reportagens multimídia.
Metodologia
Os temas serão trabalhados através de aulas em vídeo, apresentações de PowerPoint, materiais de leitura e fóruns de discussão com a participação de instrutores. Ao final do curso, os estudantes serão submetidos a um teste on-line para nota. Os alunos terão que cumprir prazos semanais, mas podem escolher quais são as horas mais adequadas para seguir o curso. Ao final, receberão certificado do Centro Knight.
Os jornalistas selecionados serão notificados por e-mail até o dia 12 de novembro.
Inscrições podem ser feitas no website http://www.engr.utexas.edu/sos/survey/21929659/index.cfm
Web 2.0
O termo, criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media, designa uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis e aplicações baseadas em redes sociais. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.