Censo Atlas da Notícia chega a sua sexta edição
  • 08.03
  • 2023
  • 17:30
  • Abraji

Acesso à Informação

Censo Atlas da Notícia chega a sua sexta edição

O maior e mais rico censo sobre a presença do jornalismo local no Brasil teve sua sexta edição confirmada nesta quarta-feira (8.mar.2023). O anúncio do novo Atlas da Notícia foi realizado pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), que comanda a iniciativa, e pelo Volt Data Lab, responsável pela organização, análise e publicação dos dados a serem coletados nesta edição. Além de atualizar o mapa de veículos jornalísticos nos 5.570 municípios do país, a pesquisa vai levantar informações ligadas à atividade jornalística e sobre a abertura e fechamento de empresas de comunicação.

No último mapeamento, que registrou 13.734 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, identificou-se uma tendência positiva para o país: os desertos de notícias, onde a população não dispõe de informações de veículos jornalísticos locais, reduziram em 9,5%, com a saída de 312 municípios dessa condição. No entanto, de acordo com a quinta edição, 2.968 cidades ainda constavam na lista de desertos de notícias - 5 em cada 10 municípios -, o que significa que 29,3 milhões de pessoas (13,8% da população brasileira) permaneciam sem acesso a informações jornalísticas locais.

Também foi divulgado o desenvolvimento de nova ferramenta, que viabilizará o cruzamento de dados do Atlas da Notícia com outras bases, para que jornalistas e pesquisadores avancem na análise e exploração dos números levantados. Quem tiver interesse em acessar o recurso pode responder a este formulário on-line.

Além do Volt Data Lab, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo, que também é diretor da Abraji, está envolvido na iniciativa o jornalista Sérgio Lüdtke, responsável por coordenar a pesquisa no país com os pesquisadores regionais Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).

O Atlas da Notícia também recebe apoio de professores e estudantes de escolas de Jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários que ajudam na coleta dos dados. Ao todo, a edição passada contou com a colaboração de 174 voluntários de 28 escolas de Jornalismo. Interessados em colaborar com a nova edição do levantamento estão convidados a preencher este formulário de adesão.

Francisco Rolfsen Belda, presidente do Projor, afirma que “o Atlas da Notícia já está consolidado como um importante instrumento de pesquisa para a comunidade acadêmica e como uma fonte de dados valiosos para organizações interessadas em planejar sua atuação no mercado profissional. Agora, a partir de 2023, acreditamos que o Atlas da Notícia possa ajudar também na formulação de políticas públicas de fomento ao jornalismo local, sobretudo em regiões onde a presença de veículos comerciais é escassa”.

O censo, que é inspirado no America's Growing News Deserts, projeto da Columbia Journalism Review, conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e patrocínio da Meta.

Enquanto a sexta edição não sai, vale conferir mais destaques da última edição, divulgados em fev.2022.

Assinatura Abraji