Casa Pública e Abraji exibem documentário sobre assassinatos de jornalistas
  • 27.11
  • 2017
  • 14:07
  • -

Liberdade de expressão

Casa Pública e Abraji exibem documentário sobre assassinatos de jornalistas

No dia 9 de dezembro, a Agência Pública exibe em parceria com a Abraji, o documentário “Quem Matou? Quem Mandou Matar?” na Casa Pública no Rio de Janeiro. O filme fala dos assassinatos de 6 jornalistas em 4 estados brasileiros e é resultado do trabalho de investigação dos jornalistas Bob Fernandes e Bruno Miranda. A edição é de João Wainer.

Depois da sessão de cinema haverá um bate-papo com o autor da reportagem, Bob Fernandes, e com a jornalista e coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes. 

O documentário é inédito e faz parte do Programa Tim Lopes, realizado pela Abraji. Foram publicadas pelo programa quatro reportagens, em texto e vídeo, sobre os crimes que tiraram a vida de Gleydson Carvalho, Djalma Santos, Rodrigo Neto, Walgney de Carvalho, Paulo Rocaro e Luiz Henrique ‘Tulu’. O material revela os bastidores e os riscos de se fazer jornalismo fora dos grandes centros.

O programa tem apoio da Open Society Foundations e procura apurar quem mata e quem manda matar comunicadores. Nos últimos anos, o Brasil esteve no topo das listas de países mais violentos para jornalistas, ao lado de Estados em guerra civil.

“A partir de agora, quando um jornalista for assassinado em qualquer lugar do Brasil, no exercício da profissão, a Abraji financiará a organização de um pool de repórteres de diversos veículos, que irão ao local com as missões de escrever sobre a morte daquele jornalista e dar continuidade a sua investigação," explica Thiago Herdy, presidente da Abraji. "Os repórteres que participarem deste projeto levarão crachá com sua identificação de repórter e também do projeto. A ideia é que todo mundo na cidade saiba, naquela hora, que o Tim chegou”.

Confirme presença aqui: https://goo.gl/wdD4fo

Serviço

"Quem Matou? Quem Mandou Matar"

09/12/2017 – 16h

Casa Pública – Rua Dona Mariana, 81, Botafogo

Convidados: Bob Fernandes, Angelina Nunes

Evento aberto ao público

Conheça aqui o Programa Tim Lopes

Assinatura Abraji