• 26.03
  • 2015
  • 12:52
  • -

Casa do Saber promove curso sobre Crime e Imprensa em abril

Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Eduardo Muylaert, Flavia Rahal, José Renato Nalini, Mario Cesar Carvalho e Pierre Moreau vão discutir na Casa do Saber o Estado de direito, a imprensa e a liberdade. O curso terá quatro encontros semanais a partir de 01.abr.2015, quarta-feira, das 20h às 22h, em São Paulo, Rua Doutor Mario Ferraz, 414.

 

Estudantes podem se inscrever gratuitamente no módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” do Projeto Repórter do Futuro.

 

De acordo com os realizadores do curso na Casa do Saber, as garantias constitucionais individuais e a liberdade de imprensa representam dois dos mais importantes pilares que sustentam um Estado democrático. Por diversas vezes, a relação entre direito e imprensa, áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade e o exercício da democracia, tem de lidar com choques e dilemas que dizem respeito especialmente aos seus limites e poderes dentro do Estado. Por isso, o curso apresentará as visões de especialistas que lidam com a delicada relação entre os direitos individuais e o direito de acesso à informação. Nos encontros, os convidados abordarão temas como a ética e as fronteiras de atuação do jornalismo e do sistema judiciário na cobertura e nos processos criminais, iluminando questões fundamentais do debate atual sobre liberdade, privacidade e justiça.

No primeiro dia “A relação entre Direito e imprensa: o valor da informação e o valor da preservação da pessoa” serão expostos por Antonio Claudio Mariz de Oliveira e Pierre Moreau. Na quarta-feira seguinte, 08/04, o tema será “O crime e a notícia: um manual prático”, com apresentações de Flavia Rahal e Mario Cesar Carvalho. Em 15/04, Eduardo Muylaert cuidará do tema “Do direito ao esquecimento à liberdade de expressão: os direitos do indivíduo e da sociedade”. E no dia 22 de abril o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, vai apresentar “A Visão do Judiciário” sobre o tema.

O valor do curso é de R$ 640,00 por pessoa. Para mais informações, acesse http://goo.gl/7dnjou.

Indo ao encontro do tema, o Projeto Repórter do Futuro, (parceria entre Oboré, Abraji e IDDD, Instituto de Defesa pelo Direito de Defesa), realiza em maio e junho o primeiro módulo do curso “Direito de Defesa e Cobertura Criminal.” Entre os nomes que já confirmaram presença estão Roberto Tardelli, Juliana Belloque, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron, Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), Arnaldo Malheiros Filho e Augusto de Arruda Botelho.

O objetivo do curso é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal. Este módulo terá a coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux, hoje na revista Vice.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 22 de abril. Os interessados participam de um encontro de seleção no dia 25 de abril e os 20 selecionados têm aulas a partir de 16 de maio na sede do IDDD (Av. Liberdade, 65, cj. 1101).

Mais informações em http://goo.gl/Mh7rlR.

Assinatura Abraji