Casa de jornalista é atacada em Bandeira do Sul (MG)
  • 15.08
  • 2018
  • 12:57
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Casa de jornalista é atacada em Bandeira do Sul (MG)

A casa do jornalista Adenilson Miguel, em Bandeira do Sul (MG), foi alvo de um rojão no início da madrugada da última quinta-feira (9.ago.2018). A polícia foi contatada após o ataque e, além de resquícios do artefato explosivo, encontrou um bilhete de ameaça com o texto “Vai morrer viado Vox”. Miguel é editor do Jornal Vox, focado no noticiário da região no sul de Minas Gerais.

O ataque ocorreu poucas horas depois do jornalista divulgar em grupos de WhatsApp locais a informação de que funcionários da prefeitura de Bandeira do Sul estavam recebendo horas extras indevidas, com base em holerites dos servidores. Para Miguel, o rojão e o bilhete foram uma retaliação ao seu trabalho. Segundo o jornalista, entre a divulgação e o ataque, um político da região telefonou para pessoas da cidade com a intenção de descobrir quem espalhou a notícia. Uma fonte local confirmou a informação.

Miguel registrou boletim de ocorrência na manhã seguinte e o caso está sob a responsabilidade da Polícia Civil de Campestre, cidade vizinha de Bandeira do Sul. Berenice Alves Pereira, investigadora da delegacia local, afirmou que as investigações ainda não avançaram por falta de contingente, mas serão iniciadas ainda esta semana. O jornalista registrou reclamação pela demora na Ouvidoria Geral do Estado.

Formado em jornalismo pela Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid, Miguel é natural de Bandeira do Sul e atua como jornalista na cidade desde que retornou ao país, há cerca de quatro anos. Segundo ele, é comum que pessoas a mando de vereadores e membros do Executivo pressionem os jornalistas da cidade para revelar as fontes das notícias.

Após o ataque contra sua residência, o editor do Jornal Vox planeja um retorno para a Espanha, por temer por sua segurança.

Assinatura Abraji