Cartilha aborda princípios de segurança para jornalista freelance
  • 27.04
  • 2023
  • 14:40
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Cartilha aborda princípios de segurança para jornalista freelance

A Abraji lança em português a cartilha apresentada pela Acos Alliance (A culture of Safety Alliance, em inglês), da qual é signatária, sobre os Princípios de Segurança do Jornalista Freelance. Disponível no site da coalizão, o documento pode ser baixado em formato pdf, em diferentes idiomas. Aqui, a versão em português.

O conteúdo consiste na listagem de nove princípios a serem adotados por jornalistas independentes e locais e por veículos de mídia para garantir sua segurança em coberturas mais desafiadoras, como conflitos, protestos e ações políticas. A Abraji faz parte da lista de organizações que assinam esses princípios.

Ao longo do documento, se reforça que a questão da segurança de profissionais da imprensa concerne a todos os envolvidos na veiculação e produção de notícias e não apenas aos repórteres diretamente ligados a apurações e matérias perigosas. Em um dos tópicos, se sugere que os jornalistas e as organizações avaliem os riscos de assinatura de uma reportagem, por exemplo. Há um risco na atribuição de crédito a um único repórter envolvido em uma cobertura perigosa, que pode tornar-se vítima de perseguições e retaliação.

Outra recomendação importante é que os jornalistas busquem por equipamentos de proteção adequados a sua função, seja por meio de um empregador, contrato ou de maneira independente.

O texto faz ainda um apelo para que haja uma união entre novas organizações para fomentar coletivamente a criação de ambientes seguros e adequados para jornalistas de diferentes segmentos. A Acos presa pela manutenção do que chamam de #UmaCulturadeSegurança a partir de práticas diárias de trabalho e da disseminação da importância do trabalho da imprensa para a sociedade.

Assinatura Abraji