• 15.03
  • 2016
  • 07:09
  • Abraji

Carro de jornalista é atingido por tiros em Afonso Cláudio (ES)

A Abraji vê com preocupação o atentado contra o repórter Kennedy Lenk em Afonso Cláudio (ES). Na madrugada de 10.mar.2016, o carro do jornalista estava na garagem de sua casa quando foi atingido por oito balas de calibre .380. Lenk, a mulher e a filha dormiam na residência.

O jornalista disse ao Comitê para Proteção a Jornalistas (CPJ) que nunca recebeu ameaças, mas desconfia que o ataque esteja relacionado a seu trabalho. Lenk cobre assuntos policiais para o jornal Montanhas Capixabas e apresenta um programa sobre o mesmo tema na rádio Educadora AM, onde também realiza campanhas para ajudar pessoas carentes. “Em alguns bairros da cidade, já gritaram comigo dizendo que eu estava falando demais no meu programa de rádio, mas nunca sofri ameaças. Sempre tive minha vida normal. O que eles queriam era me assustar”, disse ele ao Montanhas.

Segundo vizinhos, os disparos partiram de uma motocicleta que levava duas pessoas. A Polícia Civil do Espírito Santo investiga se o ataque está ligado à atividade jornalística de Lenk.

A Abraji solicita que o caso seja tratado com prioridade, visando a esclarecer o mais rápido possível se o atentado foi motivado pelo exercício profissional de Kennedy Lenk. Todo tipo de ameaça a jornalistas é um grave atentado à liberdade de expressão e ao direito de informação e deve ser coibida com rigor.

Diretoria da Abraji, 15 de março de 2016.

Assinatura Abraji