Candidato a prefeito agride jornalista em Goiás
  • 16.10
  • 2020
  • 13:46
  • Abraji

Liberdade de expressão

Candidato a prefeito agride jornalista em Goiás

No fim da tarde do dia 14.out.2020, o candidato à prefeitura de Anápolis (GO) pelo PSL, Valeriano Abreu, deu uma cotovelada no jornalista Weber Witt, produtor do programa diário Observatório, da Rádio 96 FM, emissora mantida pela Fundação Frei João Batista Vogel.

Como é de praxe nas redações, a rodada de entrevistas com candidatos à prefeitura foi previamente acertada com assessores dos políticos e partidos. Os nove candidatos seriam entrevistados separadamente por duas semanas, durante 40 minutos. Dentro das regras definidas, estavam o limite de número de pessoas com acesso ao estúdio, proibição de filmagem nas dependências da emissora e o fim da participação do candidato às 18h. 

Segundo Witt, a tensão entre o candidato e a equipe da emissora começou logo no início da entrevista, quando Valeriano Abreu se irritou ao ser questionado se teria competência para gerir uma cidade já que, no passado, teve problemas como síndico de um prédio. 

“A partir daí os ânimos se acirraram. Ele ameaçou processar a rádio e a mulher dele começou a filmar dentro do estúdio, o que era proibido, pois a entrevista estava sendo transmitida em vídeo na rede social da emissora. Quando a alertei, ela soltou um palavrão”, disse o jornalista.

Ainda de acordo com ele, ao se aproximar o fim da entrevista, quando a rádio passaria a cobrir notícias do dia até as 19h, o candidato insistia em rebater a pergunta feita no começo do programa. 

Nas imagens registradas pela câmera de segurança da rádio, é possível ver que Weber Witt, de camisa azul, faz um gesto apontando para a porta e depois tenta tocar o ombro do candidato para conduzi-lo até a porta. 

“Naquele momento, o programa precisava continuar, e eu não tive intenção de agredi-lo, nem disse algo que pudesse motivá-lo”, explica. “Fui até a porta do estúdio para impedir que ela se fechasse, quando Valeriano Abreu me atingiu com uma cotovelada forte”, complementa. 

O jornalista chamou a polícia, registrou boletim de ocorrência, e a lesão foi periciada no Instituto Médico Legal (IML). “Fui atacado no pleno exercício do jornalismo, questionando o candidato de forma educada para enriquecer o debate. Nossa programação jornalística segue os rigores e a ética da profissão”. 

Outras imagens mostram que um funcionário da 96 FM, ao presenciar o tumulto na recepção da emissora, empurra o candidato. O advogado da rádio declarou que “foi uma iniciativa no sentido de conter a agressividade do candidato e não no sentido de agredir”.

A versão do candidato

Procurado pela Abraji, Valeriano Abreu disse que as justificativas da agressão estão neste vídeo, divulgado em suas redes sociais. Nele, o candidato do PSL também mostrou o boletim de ocorrência que registrou na noite do dia 14.out.2020.

O candidato alega que o golpe com o cotovelo aplicado no jornalista foi uma reação a um suposto primeiro empurrão que sofrera. “Claro que foi algo impensado e não gerou qualquer lesão no produtor”, se justifica.

Segundo Abreu, a “irritação” teve início quando o produtor pediu que ele e sua esposa se retirassem do estúdio. Ele ainda alega que a entrevista tinha “uma nítida intenção de denegrir a sua imagem e de gerar desgaste em relação a sua candidatura.”

O político do PSL afirma “esperar que a Polícia Militar, a Polícia Civil e, se necessário, o Ministério Público, elucidem o caso e responsabilizem os funcionários da rádio que deram início a toda a situação.”

Foto: Vanúbia Corrêa/Portal 6

Assinatura Abraji