- 14.06
- 2007
- 13:52
- -
Caderno 2 publica reportagem investigativa sobre recursos para projetos culturais
O jornal O Estado de S. Paulo publicou na quarta-feira (13/6), na capa do Caderno 2, matéria de Jotabê Medeiros detalhando o conteúdo do projeto Livro-Agenda Cultural Brasileira, autorizado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), a captar R$ 8,3 milhões. O projeto, afirma Jotabê, é o mais caro da área de Humanidades – Edição de Livros do MinC.
“A editora está inativa, os telefones da empresa são ‘para contato’, o endereço é fictício, a idéia parece mais adequada a um programa pedagógico”, diz o repórter sobre a empresa que apresentou o projeto e o objetivo de distribuir uma agenda com referência a fatos históricos e arte nas escolas estaduais de São Paulo.
Na página 7 do Caderno 2, no mesmo dia, Jotabê pega ao gancho do Livro-Agenda para discutir, quase em página inteira, a política do governo federal nos últimos anos para autorizar a captação de recursos para projetos. O secretário de Incentivo e Fomento à Cultura do Minc, Marco Acco, ouvido na reportagem, afirma que é necessário “aumentar a capacidade de fiscalização do incentivo cultural”, para garantir que os projetos estejam sendo bem executados. (Clique aqui para ler -- o link do abre é de acesso livre e os das duas subs, fechados para assinantes do jornal.)
Jotabê participou, com o consultor em marketing cultural João Leiva, do 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji de
João explicou aos participantes como pesquisar os projetos no site do MinC. Na página do MinC, há um box à direita com o título Pesquisa de Projetos. É possível fazer a busca por número do Pronac (que o projeto recebe assim que é apresentado), nome do projeto, CNPJ/CPF do proponente e nome do proponente. Na busca avançada, é possível pesquisar por ano do projeto, região, estado, área cultural (como música, artes plásticas, artes cênicas, etc.) e segmento (teatro, dança, música erudita, evento literário, restauração da memória cinematográfica, etc.).
Localizado o projeto, pode-se ter acesso a informações como síntese dele, valor solicitado para captação, andamento da captação, nome do proponente, outros projetos do mesmo proponente e uma série de outras informações. Também é possível fazer rankings regionais e estaduais por assunto, de valores e outros.