Cadê o dinheiro?: podcast no Rastro da Notícia fala sobre a sobrevivência do jornalismo na periferia
  • 08.10
  • 2024
  • 15:31
  • Isadora Ferreira

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Cadê o dinheiro?: podcast no Rastro da Notícia fala sobre a sobrevivência do jornalismo na periferia

A Abraji lança nesta quarta-feira, 9 de outubro, um episódio de No Rastro da Notícia, do podcast Jornalismo Sem Trégua,  em que o centro da discussão é a sobrevivência e a resistência do jornalismo produzido nas periferias do país. No mais recente episódio da série No Rastro da Notícia, os jornalistas Jefferson Borges, do portal comunitário Nordeste Eu Sou, de Salvador, e Osvaldo Lopes, do jornal Fala Roça, do Rio, conversam com a apresentadora Angelina Nunes, do Programa Tim Lopes. O episódio vai ao ar em todas as plataformas de streaming de áudio.

“A mídia tradicional retrata frequentemente as favelas marginalizadamente, enfatizando a violência, a pobreza e a criminalidade dos locais. O Fala Roça oferece uma narrativa contrária a isso tudo, destacando os talentos, a cultura, as iniciativas comunitárias e as soluções que os próprios moradores desenvolvem”, diz Osvaldo Lopes, ao comentar sobre a importância do jornalismo feito nas favelas, que têm os moradores como público-alvo.

*Foto: Bruno Itan / Osvaldo Lopes

O Fala Roça foi criado em 2012 e teve sua primeira edição impressa em 2013. Nascido com o objetivo de retratar a Rocinha, uma das favelas mais populosas do país, o jornal traz notícias que vão além da visão estereotipada associada à criminalidade. No site do veículo, é possível acessar editorias sobre saúde, cultura, educação, economia, esporte, oportunidades, sustentabilidade e tecnologia. Além das notícias, há uma aba de projetos que abrange políticas públicas para mulheres, iniciativas jornalísticas, integração da comunidade jovem e projetos culturais.

Por meio de ações de esporte, lazer, cultura e entretenimento, o Nordeste Eu Sou (NES) busca desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina, bairro periférico de Salvador, é dominada pelo crime. Jefferson Borges, um dos fundadores do portal comunitário e convidado do quarto episódio do Jornalismo sem Trégua, explica que o NES, após mais de 13 anos de atuação, não é apenas um portal de notícias, mas também uma organização social que se mobiliza em prol dos moradores.

*Foto: Uel Silva / Nordeste Eu Sou

"Hoje atendemos as demandas da comunidade, desde um enterro até formação de pessoas. Durante a pandemia a gente ajudou 400 mães doando cestas básicas em parceria com a Gerando Falcões e a CUFA durante seis meses e não paramos aí. Na casa NES, estamos montando também um estúdio de podcast para toda a comunidade, além de uma redação para que todos os nossos colaboradores trabalhem com o suporte que eles precisarem. É na casa NES que a gente exerce todas as atividades do grupo", explica Borges.

O episódio da série No Rastro da Notícia, do Jornalismo sem Trégua, aborda os desafios de sustentabilidade financeira que esses veículos enfrentam. Os portais Fala Roça e Nordeste Eu Sou discutem alternativas para driblar a falta de recursos e garantir sua continuidade. Confira o episódio no Spotify ou no seu streaming de áudio favorito.

Saiba mais sobre os convidados do episódio “Cadê o dinheiro?: Desafios de financiamento para iniciativas da periferia”, da série No Rastro da Notícia 

Jefferson Borges  
Nascido no bairro do Nordeste de Amaralina, o maior complexo de favelas de Salvador/BA, Jefferson é cria da ONG Cipó Comunicação Interativa/Oi Kabum, e formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Uniceusa. Ele é fundador e diretor-geral do portal comunitário Nordeste Eu Sou, uma filial do Voz das Comunidades na Bahia. Além disso, atua como comunicador comunitário e é diretor do programa Atitude da Bahia FM, o primeiro programa de rádio na Bahia focado 100% na periferia. Atualmente, Jefferson está expandindo a frente comunitária de comunicação nas favelas de Salvador com a criação de mais três portais comunitários.

Osvaldo Lopes  
Carioca da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, Osvaldo é graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca) e colabora com o Fala Roça desde 2021. Antes disso, foi bailarino no Centro de Movimento Deborah Colker, trabalhou na equipe de comunicação da União Brasileira de Compositores (UBC), atuou como produtor de elenco para diversas produtoras de audiovisual carioca, além de roteirista e pesquisador nos Estúdios Globo. Atualmente, é atuante em políticas públicas nas favelas e periferias do Rio de Janeiro.

Produção e equipe  
A série No Rastro da Notícia é uma realização da Abraji em parceria com o podcast Vida de Jornalista. A produção conta com roteiro, reportagem e produção de Angelina Nunes, pesquisa, identidade visual e divulgação nas redes sociais de Isadora Ferreira, e edição de áudio e sonorização de Rodrigo Alves, do Vida de Jornalista.

Para mais informações, entre em contato pelo email [email protected] e acesse outros conteúdos no site da Abraji.
 

Assinatura Abraji