• 30.01
  • 2013
  • 08:49
  • -

Brasil perde posições em índice de liberdade de expressão pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil cai de posição no Índice de Liberdade de Expressão da organização Repórteres Sem Fronteiras. Na edição 2013 do levantamento, o país ocupa o 108º lugar, abaixo dos vizinhos Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru e acima de Bolívia, Equador e Venezuela. Em 2011, o país havia sofrido uma queda de 41 posições e ocupava o 99º lugar. 

De acordo com a RSF, os motivos para a nova queda foram os cinco assassinatos de jornalistas contabilizados em 2012 e "os problemas persistentes que afetam o pluralismo da mídia". Além da violência física contra os profissionais da imprensa e a censura judicial, a organização aponta como problema a dependência das mídias regionais em relação ao poder político, que as deixa mais expostas a ataques.

O Índice de Liberdade de Expressão avalia o grau de liberdade de expressão de que jornalistas, blogueiros e organizações de mídia dispõem nos países, além dos esforços das autoridades para garantir tal liberdade. Na edição 2013, foram listados 179 países. A avaliação abrange o período de dezembro de 2011 a novembro de 2012 e é baseada nas respostas de ONGs, jornalistas, pesquisadores e ativistas dos Direitos Humanos a um questionário. O relatório completo está disponível on-line (em inglês)

Clique na imagem para ampliar

Mapa de Liberdade de Expressão (clique para ampliar)

 

Assinatura Abraji