• 07.05
  • 2007
  • 16:53
  • -

'Bom texto não é mais suficiente para atrair o leitor', diz infografista Mário Kanno

“Os jornalistas têm de aceitar a idéia que a comunicação visual se tornou fundamental”, diz o designer infográfico da Folha de S. Paulo, Mário Kanno. Por isso, afirma, devem trabalhar junto aos diagramadores, fotógrafos e infografistas pensando que o resultado final, a página, é o mais importante. “Nos dias de hoje, apenas um bom texto não é o suficiente.”

 

Kanno e a diretora de infografia de O Estado de S. Paulo, Beth Silva, estarão na palestra Iconografia na Reportagem, que será apresentada no 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, em São Paulo.

 

Kanno e Beth falarão aos participantes sobre as “iscas visuais” que criam diariamente para atrair os leitores. Explicarão como os recursos visuais funcionam como ferramentas para despertar interesse nos leitores e facilitar a compreensão do assunto em pauta. “Além disso, a concorrência com outras mídias faz com que sejam necessários mais recursos visuais para servir de entrada para o leitor. Assim, infografia, foto, ilustração e outros recursos de diagramação são necessários para tornar a leitura mais dinâmica e agradável”, diz Kanno.

 

O designer destaca que as informações de texto e arte devem ser complementares e não redundantes. Para isso, repórter e infografista devem conversar e decidir juntos o que mostrar na arte. Além disso, o infografista, que, segundo ele, é um “repórter visual”, não deve ficar apenas esperando as informações trazidas da rua. “Ele tem de pensar como um repórter e agir como um repórter ajudando na apuração e buscando recursos e referências visuais que levem a um resultado mais interessante, mais eficiente. Sempre que possível, deve ir ao local da notícia e colher ele mesmo as informações.”

Clique aqui para ver a grade completa de programação e se inscrever. O custo para o profissional sócio da Abraji (em dia com a anuidade) será de R$ 80,00 e para profissional não sócio, R$ 200,00. Estudantes sócios (também em dia) pagarão R$ 40,00 e não sócios, R$ 110,00. A inscrição no congresso valerá como uma anuidade da Abraji para os não sócios – ou seja, ao se inscrever no evento, o profissional ou estudante já se tornam sócios automaticamente.

Assinatura Abraji