Bolsas abertas para cobrir encontro global sobre oceanos da ONU
  • 21.02
  • 2020
  • 11:55
  • Abraji

Formação

Bolsas abertas para cobrir encontro global sobre oceanos da ONU

Jornalistas brasileiros interessados em cobrir a Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU) podem concorrer a bolsas oferecidas pelo projeto Earth Journalism Network (EJN), que trabalha com a capacitação de profissionais de países em desenvolvimento para reportar questões ambientais. Esta é a segunda edição do evento, que será na primeira semana de junho, em Lisboa, Portugal. 

As inscrições estão abertas até às 6h (horário de Brasília) de 7.mar.2020. Para candidatar-se às bolsas, o participante pode atuar como jornalista freelancer ou representar um veículo de mídia estabelecido. Bom domínio do inglês é um pré-requisito. Experiência na cobertura de questões marinhas e outros tópicos ambientais, e audiência do veículo também são levados em consideração no processo seletivo.

Além de participar da conferência entre os dias 2 e 6.jun.2020, os selecionados receberão dois dias de mentoria e instruções antes do evento. 

Financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, as bolsas cobrem os custos com passagens aéreas, alojamento, alimentação e transporte. A Fundação reembolsa as despesas com visto.

Neste ano, o tema do encontro é “Ampliar a ação dos oceanos com base na ciência e inovação para a implementação do Objetivo 14: análise, parcerias e soluções”. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, das Nações Unidas, estabelece como meta a conservação e utilização sustentáveis dos oceanos, mares e recursos marinhos.

Acesse aqui a versão em português do documento final da Conferência dos Oceanos de 2017, que contou com os principais chefes de Estado e de Governo e organizações de todo o mundo que trabalham com o tema.


Sobre a inscrição

A inscrição deve ser preenchida em inglês através do site. Os candidatos devem enviar amostras de trabalhos anteriores acompanhadas de um breve resumo em inglês. Uma carta de apoio de um editor assegurando que as reportagens produzidas serão publicadas ou transmitidas no meio de comunicação também deverá ser anexada.

Confira mais informações em português aqui. O email [email protected] esclarece dúvidas sobre a inscrição em inglês.


Serviço

Bolsas para cobrir a Conferência sobre os Oceanos da ONU
Inscrições: até 6h (horário de Brasília) de 7.mar.2020 através do site
Quando: 30.mai.2020 a 7.jun.2020
Onde: Lisboa, Portugal
Para mais informações, acesse aqui.

Assinatura Abraji