• 29.06
  • 2016
  • 07:58
  • Amanda Ariela

Bolsa Gabriel Garcia Márquez de Jornalismo Cultural abre inscrições

A Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI), fundada em 1994 pelo jornalista e escritor Gabriel Garcia Márquez, abre inscrições para sua bolsa de Jornalismo Cultural. Os selecionados visitarão as cidades de Cartagena de Indias e San Basilio de Palenque, na Colômbia, entre os dias 29.ago.2016 e 3.set.2016, para realizar uma série de oficinas, além de produzir reportagens relacionadas ao jornalismo cultural.

Os interessados devem realizar suas inscrições até 12.jul.2016. Ao todo, serão selecionados 15 jornalistas de todo o mundo, que trabalharão durante seis dias para produzir peças jornalísticas (crítica ou entrevista e uma reportagem) que deverão publicar posteriormente.

Na edição de 2016, a bolsa tem como objetivo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das habilidades dos participantes no jornalismo cultural em geral, além de ressaltar a importância da narração da diversidade ao explorar a contribuição que a população de origem africana teve e tem no desenvolvimento cultural do Caribe. A bolsa também objetiva a reflexão sobre o papel do jornalismo cultural em uma era em que produtores e audiências tem uma comunicação mais direta, facilitada pelas ferramentas digitais.

Cartagena de Indias é o centro emocional da vida e obra de Garcia Márquez, além de ser a cidade-sede da FNPI. Já San Basilio de Palenque foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2008.

Os bolsistas realizarão coberturas e reportagens nas duas cidades, além de trabalhar suas histórias em oficinas e clínicas personalizadas. Personagens importantes da vida cultural local também participarão dos encontros e conversas, que serão organizados pelos professores da FNPI: Héctor Feliciano (Porto Rico) e Jonathan Levi (Estados Unidos), com o acompanhamento de professores convidados Ellah Wakatama Allfrey (Zimbabué) e Luis Rafael Sánchez (Porto Rico), além de especialistas locais e internacionais.

Para participar da bolsa, os interessados devem ter experiência na cobertura de assuntos culturais, com ênfase na cultura popular, e na cobertura de temas raciais. Devem ter fluência em inglês, no mínimo três anos de experiência jornalística e devem trabalhar ou publicar com frequência nos meios impresso ou digital.

No total serão 15 vagas, 5 para jornalistas colombianos, 5 para jornalistas latino-americanos e 5 para jornalistas de outros continentes. Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação e seguro de vida serão cobertas pela FNPI.

A bolsa foi criada em 2012 com o objetivo de estabelecer uma programação internacional de formação e criação jornalística que permite que jornalistas vindos dos cinco continentes tenham a oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer suas capacidades jornalísticas para a produção de jornalismo cultural, conhecer a Colômbia e narrar em inglês e espanhol as histórias culturais em que se mesclam a riqueza das manifestações populares com cenários de vanguarda para a literatura, a música, o cinema e as artes visuais.

Para saber mais informações e realizar sua inscrição, clique aqui.
Assinatura Abraji