Bianka Carvalho participa do programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” nesta terça-feira
  • 17.06
  • 2021
  • 17:00
  • Abraji

Formação

Bianka Carvalho participa do programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” nesta terça-feira

O próximo encontro do programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” será com a jornalista pernambucana Bianka Carvalho. Marcelo Beraba, cofundador e primeiro presidente da Abraji, comanda a entrevista sobre a essência do jornalismo, os pontos de inflexão na carreira da convidada e os desafios de fazer jornalismo no Nordeste. O programa vai ser transmitido pelo Youtube e Facebook da Abraji, nesta terça-feira, 22.jun.2021, a partir das 19h.

Somente em televisão, Bianka Carvalho tem 27 anos de experiência. Desde de set.2000 a jornalista atua na Globo do Recife, fazendo reportagens e entradas ao vivo em telejornais locais e nacionais. A repórter, que também trabalhou em assessorias de imprensa, rádio e jornal impresso, tem os direitos humanos como sua principal área de interesse no jornalismo.

Em 2006, Carvalho foi contemplada com o Prêmio Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco. Já recebeu dois prêmios Cristina Tavares de Jornalismo - em 1999, na categoria de radiojornalismo, com o programa Jovem Legal da Rádio Cultura de Palmares; e em 2020, na categoria telejornalismo, com o trabalho “O Recomeço dos Venezuelanos”.

Ainda entre os reconhecimentos estão: o Prêmio Nacional da Rede Globo, na categoria Reportagem Comunitária (2006); o título de Jornalista Amigo da Criança (2007), concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI); o Prêmio Abraciclo de Jornalismo (2007); e o Troféu Dom da Paz e Herbert de Souza de Cidadania (2011). 

No programa, Beraba se aprofundará em momentos interessantes que envolvem o trabalho da repórter. Em maio deste ano, Bianka Carvalho entrevistou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico de Barros e Silva, acerca da ação truculenta da Polícia Militar em um protesto pacífico contra o presidente Bolsonaro (sem partido) no Recife, que ocorreu em 29.mai.2021.

Ao vivo, na Globo News, questionou o secretário de forma muito pertinente e incisiva sobre a atuação da PM. Na manifestação, a polícia atirou, com balas de borracha, nos olhos de dois homens que não participavam do ato e que acabaram perdendo parte da visão por conta da agressão.

Além da entrevista do último mês, os jornalistas vão conversar sobre um episódio de 2019, em que o então ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro esteve em Pernambuco para acompanhar o andamento do projeto-piloto "Em Frente, Brasil", de enfrentamento à criminalidade, na cidade de Paulista.

Carvalho aproveitou a ocasião para perguntar ao representante do governo federal sobre medidas para conter o avanço das manchas de óleo no litoral do nordeste, uma tragédia ambiental. Moro respondeu que a pauta da coletiva de imprensa era o projeto-piloto e que a questão estava sendo cuidada por outras pastas do governo. A repórter rebateu que, na verdade, voluntários e agentes do estado de Pernambuco vinham trabalhando para resolver o problema e não o governo federal.

Repositório de lives

O Programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foca em questões que colocam em risco a segurança dos jornalistas, seja ela física ou no mundo digital, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão.

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021.

Assinatura Abraji