• 25.03
  • 2014
  • 09:15
  • Abraji

Belo Horizonte é a sede do 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo

A Abraji realiza no próximo dia 26 de abril no campus da FUMEC em Belo Horizonte o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas neste link. Jornalistas e estudantes de jornalismo associados à Abraji não pagam para participar da jornada de palestras e oficinas.

O Seminário tem duração de um dia (9h a 17h) e painéis sobre investigação de mau uso de dinheiro público, como se preparar para a cobertura das eleições de outubro e uma sessão especial sobre grandes reportagens com Elvira Lobato e José Casado (O Globo).

Durante o seminário também serão apresentados os resultados preliminares de um guia de segurança para cobertura de protestos que a Abraji está desenvolvendo. O painel “Segurança na Cobertura de Manifestações” terá a presença dos jornalistas Clarinha Glock, responsável pela elaboração do manual da Abraji e integrante da Unidade de Resposta Rápida do Projeto Impunidade da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa), e João Paulo Charleaux, especialista em coberturas em situações de violência e coordenador de comunicação da ONG Conectas Direitos Humanos.

Os jornalistas Mateus Parreiras (Estado de Minas), Marcelo Beraba (Estadão), Ivana Moreira (Veja BH), Alana Rizzo (Veja), Thiago Herdy (O Globo) e Ismar Madeira (TV Globo) também confirmaram presença no evento.

O presidente da Abraji, José Roberto de Toledo, acredita que o seminário será “uma chance rara de discutir as melhores práticas do jornalismo, dividir conhecimento e aprimorar as técnicas de apuração”. A exemplo do que aconteceu no 2º Seminário Regional, em Porto Alegre, o evento de Belo Horizonte terá oficinas práticas acontecendo paralelamente às palestras no auditório principal. Está confirmada a presença de Marco Túlio Pires, que ministrará a oficina sobre limpeza e organização de bases de dados com o Open Refine. Ainda depende de confirmação o treinamento em estatística básica com Excel. “Os dois primeiros seminários regionais [em São Paulo e em Porto Alegre] foram um sucesso de público e de conteúdo. O de Belo Horizonte tem tudo para repetir a dose e ir além”, acredita Toledo.

Não haverá inscrição prévia para as oficinas. Como as vagas são limitadas no laboratório de informática, o preenchimento será por ordem de chegada. Todos os inscritos terão vaga garantida no auditório principal. 

As inscrições para o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo estão abertas e devem ser feitas por este link até o dia 17 de abril. Associados da Abraji em dia com suas anuidades só precisam preencher o cadastro. Os não-associados devem fazer o pagamento de R$ 50 (estudantes) ou R$ 75 (profissionais). O evento acontece no dia 26 de abril, sábado, no campus da FUMEC (Rua Cobre, 200) e tem patrocínio da Souza Cruz.


PROGRAMA

9h - 10h30
Auditório
Verba pública, uso privado
Fábio Fabrini (Estadão)
Mateus Parreiras (Estado de Minas)

Laboratório
Estatística Básica com Excel (a confirmar)

11h - 12h30
Auditório
Eleições - planejamento e cobertura
Marcelo Beraba (Estadão)
palestrantes a confirmar

Laboratório
Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine
Marco Túlio Pires (Escola de Dados)

- 12h30 a 14h - Intervalo para almoço - 

14h - 15h30
Auditório
Segurança na cobertura de manifestações e lançamento do guia prático Abraji
João Paulo Charleaux (Conectas)
Clarinha Glock (SIP)

16h - 17h30
Auditório
Grandes reportagens
José Casado (O Globo)
Elvira Lobato
Assinatura Abraji