Bastidores da cobertura jornalística: as revelações dos abusos sexuais de João de Deus
  • 31.05
  • 2019
  • 15:30
  • Natália Silva

Formação

Bastidores da cobertura jornalística: as revelações dos abusos sexuais de João de Deus

Os jornalistas responsáveis pela apuração e divulgação das denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus estarão no 14º Congresso da Abraji — que acontece de 27.jun.2019 a 29.jun.2019, em São Paulo. Pedro Bial, que comanda o “Conversa com Bial”, primeiro programa a repercutir o caso; Cristina Fibe e Helena Borges, responsáveis pelas reportagens sobre o tema publicadas no O Globo e na Época dividem o auditório principal do evento e contam quais foram os desafios da apuração das denúncias.

No dia 7.dez.2018, o programa Conversa com Bial, exibido pela TV Globo, revelou denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus, feitas por diversas mulheres que frequentaram seu centro espírita localizado na cidade de Abadiânia, no interior de Goiás. No programa, por conta do tempo, foram exibidas quatro das dez entrevistas feitas por Pedro Bial e pela repórter Camila Appel. 

Na manhã seguinte à revelação, o jornal O Globo publicou a íntegra de todos depoimentos colhidos pelo Conversa com Bial, além de outras duas denúncias inéditas. A divulgação das informações fez com que outras mulheres começassem a contar suas histórias. Em uma semana, segundo a revista Época, mais de 200 mulheres já haviam procurado a polícia para denunciar o médium. As acusações culminaram na prisão de João de Deus em 16.dez.2018.

A repercussão do caso correu o mundo. O médium, cujo nome de registro é João Teixeira de Faria, foi mentor espiritual de grandes celebridades, como Oprah Winfrey e Naomi Campbell. Jornais como o New York Times, dos Estados Unidos e The Guardian, do Reino Unido, publicaram reportagens sobre as acusações que recaíam sobre o “curandeiro celebridade”. 

Quer saber mais sobre os bastidores dessa grande investigação? Inscreva-se no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A programação completa do evento está disponível no site. As inscrições estão com preços promocionais até 4.jun.2019. A partir dessa data, os valores serão reajustados.

Assinatura Abraji