• 31.05
  • 2011
  • 13:35
  • -

Banco de dados colombiano é criado graças à lei de acesso

O Consejo de Redacción, organização colombiana que tem como missão promover o jornalismo investigativo, anuncia o lançamento do ZoomOnline, um banco de dados com mais de 580 mil registros voltado para jornalistas. A ferramenta foi apresentada durante o IX Encontro de Diretores e Editores de Meios de Comunicação, que ocorreu em Bogotá, na Colômbia, no dia 17 de maio.

No banco de dados é possível encontrar informações eleitorais como financiamento de campanhas, nomes de candidatos e até de mesários. O repórter também pode usar as entradas do banco de dados para fiscalizar o funcionalismo público: há uma lista de ocupantes de diversos cargos além de impedimentos e interesses privados de congressistas, e até uma lista de artistas inscritos no carnaval da cidade de Barranquilla.

O Zoom Online foi criado diante da dificuldade encontrada pelos jornalistas para ter acesso a informações públicas. Muitos documentos não possuíam cópias e outros tantos eram manuscritos de forma ilegível. Para desenvolver esse banco de dados, o Consejo de Redacción, recorreu ao direito de acesso a informações públicas, solicitando dados das entidades oficiais responsáveis por cada caso. Ele conta com dois tipos de acesso: público e privado. Qualquer pessoa pode visualizar uma lista de outros bancos de dados recomendados e quais informações estão cadastradas no Zoom Online sobre uma pessoa ou empresa e por quê. No acesso para associados do Consejo de Redacción é possível ter acesso aos dados completos.

Clique aqui para acessar o banco de dados Zoom Online.

 

Assinatura Abraji