• 23.09
  • 2009
  • 14:04
  • Kívia Costa com Folha/A Tarde/Boletim

Bahia vai indenizar família de jornalista assassinado


O Estado da Bahia anunciou que vai indenizar em R$ 100 mil a família do jornalista Manoel Leal, assassinado em 1998 na cidade de Itabuna (BA). O anúncio foi feito nessa segunda-feira (21) pelo governador Jaques Wagner em cerimônia que reconheceu a responsabilidade do Estado no caso.


"A discussão sobre a culpa do Estado em atos de violência é um tema controverso, mas, neste caso, é um gesto que demonstra um pouco da nossa preocupação com o dano causado pela perseguição política na Bahia", afirmou o governador.
A indenização e cerimônia foram uma recomendação do Comitê Interamericano de Direitos Humanos (CIDH) da OEA (Organização dos Estados Americanos), que responsabilizou o Estado da Bahia por omissão na garantia de segurança e nas investigações. Essa foi a primeira vez em que um Estado brasileiro aceita uma decisão do CIDH para reparar a morte de um jornalista por não ter garantido sua segurança.

Crime

Manoel Leal foi assassinado com seis tiros quando abria o portão de sua casa, em Itabuna. O jornalista era dono do jornal "A Região", que fazia oposição ao então prefeito Fernando Gomes (PTB). Leal foi morto um mês após ter começado uma série de reportagens que denunciava irregularidades na gestão do ex-prefeito Geraldo Simões.
Apesar de acusados do crime terem sido presos, ele ainda não foi totalmente esclarecido. "Um dos executores do crime está preso, mas é preciso identificar os mandantes", pediu Marcel Leal, filho do jornalista.

Assinatura Abraji