• 24.05
  • 2007
  • 12:44
  • Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

Avenida ganha nome de Tim Lopes no Rio

Por iniciativa do Sindicato dos Jornalistas do Rio e apoio de seus familiares, o jornalista Tim Lopes (Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, morto há cinco anos), agora é nome de avenida na Barra da Tijuca. Segundo decreto da prefeitura, já publicado no Diário Oficial do Município, liga a Avenida Luiz Carlos Prestes à Avenida das Américas.

 

Tim Lopes foi brutalmente assassinado em 2 de junho de 2002, aos 51 anos, por traficantes de drogas, quando fazia uma reportagem sobre bailes funks no Complexo do Alemão, no subúrbio da Penha. O jornalista nasceu no Rio Grande do Sul e trabalhou na TV Globo, jornal O Globo, Jornal do Brasil, O Dia, Folha de São Paulo e revista Placar.

 

A educadora Tânia Lopes, irmã do jornalista, comemorou o decreto: “É um reconhecimento dele como um grande jornalista e mostra sua importância para a cidade”. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio, Aziz Filho, lembra que há mais de três anos a entidade e familiares de Tim Lopes faziam a reivindicação à prefeitura. “Este ano voltamos à carga. Nessa avenida fica o Fórum da Barra e uma Universidade, ou seja, representam os ideais de nosso colega: Educação e Justiça”.

 

No dia 2 de junho, mais homenagens a Tim Lopes. Com apoio da Fenaj, da Abraji e do Sindicato, serão colocados dez outdoors nas ruas do Rio para que a sociedade possa refletir sobre a importância do jornalista, mais uma vítima da violência.

Assinatura Abraji