• 20.04
  • 2016
  • 16:10
  • Abraji

Aumento da violência faz Brasil cair em ranking de liberdade de imprensa

A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nesta quarta-feira (20.abr.2016) a edição 2016 da classificação mundial da liberdade de imprensa. O Brasil aparece neste ano na 104ª posição - cinco lugares abaixo do 99º posto que ocupou em 2015. 

Para compor a lista, foram analisadas sete variáveis de 180 países: pluralismo, independência dos meios de comunicação, ambiente e auto-censura, legislação, transparência, infraestrutura e violência.

No Brasil, o aumento da violência teve papel importante na queda: a ONG francesa identificou sete casos de jornalistas assassinados em 2015 por razões associadas a seu trabalho informativo. Em 2014, foram dois casos confirmados por RSF. Além disso, houve novamente agressões a profissionais durante protestos e ameaças a repórteres.

Infelizmente, em muitos desses casos a análise de RSF se baseia mais em circunstâncias do que em investigação policial e processos judiciais. O jornalista não foge à regra da segurança pública brasileira: na maioria dos casos, autoridades competentes não são capazes de apontar culpados ou mandantes, nem de processá-los. Para a Abraji, a impunidade tem servido de estímulo para novos crimes, especialmente em áreas remotas do país.

Diretoria da Abraji, 20.abr.2016

Assinatura Abraji