Atirador mata 5 pessoas em redação de Maryland, EUA
  • 02.07
  • 2018
  • 14:14
  • Abraji

Liberdade de expressão

Atirador mata 5 pessoas em redação de Maryland, EUA

No último 29.jun.2018, um atirador matou cinco pessoas na redação do jornal Capital Gazette em Annapolis (Maryland, EUA). Jarrod Ramos, preso pelo ataque, havia processado o jornal por difamação em 2012, mas perdeu a ação judicial. Em 2011, o Gazette publicou uma reportagem sobre um caso em que Ramos era acusado de assediar um ex-colega de escola no Facebook.

Segundo o próprio jornal, o autor dos disparos fez ameaças antes de praticar o ataque. O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) considera que o ocorrido é o atentado mais letal contra a imprensa na história recente dos EUA.

Foram assassinados Gerald Fischman, editor de Opinião; Rob Hiaasen, editor e colunista; John McNamara, repórter de Esportes; Wendi Winters, correspondente comunitária; Rebecca Smith, assistente de vendas.

Joel Simon, diretor executivo do CPJ, disse estar chocado com o ataque. Em nota, afirmou: “a violência contra jornalistas é inaceitável, e as investigações sobre as motivações do tiroteio são bem-vindas”.

O INSI (International News Safety Institute) se manifestou por meio do Twitter: “Notícia terrível vinda dos EUA. Sem segurança para jornalistas, não há liberdade de imprensa, e sem liberdade de imprensa não há democracia. Trágico.”


Assinatura Abraji