- 24.10
- 2008
- 17:57
- Abraji
Associados da Abraji vencem Prêmio Imprensa Embratel com “Ditadura nas Favelas” e outros
No ano passado, cerca de sete mil pessoas eram consideradas desaparecidas no Rio de Janeiro, mais de 50 vezes o número registrado durante a ditadura. Esse foi o cenário trabalhado pela série de reportagens “Ditadura nas favelas” do GLOBO, vencedora do Prêmio Imprensa Embratel 2008.
O trabalho é composto do flagrante de reportagem “Tribunal do tráfico” e da série “Os brasileiros que ainda vivem na ditadura”, publicados no ano passado e do qual participaram a presidente da Abraji Angelina Nunes, e o associado Dimmi Amora. Nesta décima edição, o prêmio ganhou especial relevância por bater recorde histórico, com 1.231 trabalhos de todo o país inscritos e 1.115 jornalistas participando da disputa.
A série “Os brasileiros que ainda vivem na ditadura”, que foi tema de umas das palestras do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo organizado pela Abraji, relembrou o período militar do Brasil para ressaltar que, assim como no período, hoje 1,5 milhão de pessoas nos morros e favelas do Rio vivem uma realidade de execuções, desaparecimentos, seqüestros e tortura. O trabalho mostrou que a opressão imposta pelo tráfico e pelas milícias (somada à violência dos policiais) priva essas comunidades de direitos fundamentais, como os de ir e vir e de liberdade expressão.
Já ganhadoras dos prêmios Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) de investigação jornalística, as matérias somam mais de 200 entrevistas, análise de documentos, inquéritos e processos judiciais.
Associados da Abraji constam ainda entre os vencedores do prêmio “Responsabilidade Social Ambiental”, com a reportagem "O Brasil que mais vai sofrer com o aquecimento", de Silvia Bessa (Diário de Pernambuco); e os prêmios regionais do Nordeste e Sudeste com "Mares, desertos e chuvas do sertão", de Demitri Túlio, Claudio Ribeiro, Luiz Henrique Campos e Rafael Luís (Jornal O Povo) e "Fantasmas da Alerj - o escândalo do auxílio educação", de Alfredo Junqueira, Mahomed Saigg e Ricardo Villa Verde e equipe do Jornal O Dia, respectivamente.
Ao todo, foram premiados 18 trabalhos jornalísticos. O prêmio tem patrocínio da Embratel, por meio das leis de incentivo à cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio, além do reconhecimento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Outros vencedores
NACIONAIS
Reportagem de Jornal/Revista: “Lugar de corrupto não
é na cadeia”, de Walter Nunes, Guilherme Evelin e An-
dréa Leal, da Revista Época.
Jornalismo investigativo:
"Cocaína - cidade refém“, de
Fábio Diamante e Thiago Bru-
niera, do SBT.
Reportagem esportiva:
"Brasil olímpico", de Marcelo
Gomes e José Trajano, da
ESPN Brasil.
Reportagem em emissora
de TV: "Terra do meio", de
Marcelo Canellas da TV
Globo.
Reportagem cinematográfi-
ca: "Caça ou Caçador - opera-
ção morro da Coréia", do re-
pórter cinematográfico Rogé-
rio Lima, da TV Globo.
Reportagem Econômica:
"Quando o Brasil cresce", de
Vicente Nunes, Edna Simão,
Luciana Navarro, Ricardo Al-
lan, Marcelo Tokarski, Lucia-
no Pires, Mariana Flores e
Luís Oswaldo Grossmann, do
Correio Braziliense.
Reportagem de Rádio: "40
anos de 1968", de Lívia Car-
la, da Rádio MEC.
Jornalismo cultural: "1808
- A corte no Brasil", de Sandra
Moreyra e Mônica Sanches,
da Globo News.
Reportagem fotográfica:
"Retrato trágico do Brasil das
armas", do repórter fotográfi-
co Marcelo Regua, do jornal
O Dia.
REGIONAIS
Região Norte: "Arsênio - vi-
das contaminadas", de Aline
Passos, da TV Record do Pará.
Região Centro-Oeste: "Pes-
quisa revela mutações em
vítimas do césio", de Vini-
cius Jorge Sassine, Deire
Assis, Marília Assunção e
Carla Borges do jornal O Po-
pular.
Região Sul: "Infância rouba-
da no campo", de Tiago Eltz,
da RPC-TV.