• 05.09
  • 2011
  • 13:54
  • Folha.com

Associação de jornalismo condena censura à RBS

Texto publicado originalmente em 03.set.2011 na Folha.com:

Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) repudia a censura imposta pelo Tribunal de Justiça gaúcho ao grupo RBS, que transmite a Rede Globo no Rio Grande do Sul e edita o jornal "Zero Hora", de divulgar o nome ou a imagem do vereador Adenir Mengue Webber (DEM), de Dom Pedro de Alcântara (RS).

"O crescente cerco à liberdade de expressão pela Justiça brasileira é motivo de preocupação. A imprensa livre é determinante para qualquer democracia. A Abraji repudia a decisão da Justiça do Rio Grande do Sul e espera que o Poder Judiciário reveja seu posicionamento neste e em todos os casos análogos", diz a nota.

Webber apareceu numa reportagem exibida em 2010 no "Fantástico", da Globo, que mostrava políticos fazendo turismo no horário em que deviam estar fazendo cursos pagos com verba pública.

A decisão, em caráter liminar, foi tomada por unanimidade em maio passado, mas o julgamento final ainda não ocorreu. A RBS classificou a decisão de "censura" e disse que vai recorrer.

Webber não foi localizado para comentar o assunto.

Assinatura Abraji