Associação de Correspondentes Estrangeiros publica manifesto em defesa da liberdade de imprensa no Brasil
  • 31.10
  • 2018
  • 13:15
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Associação de Correspondentes Estrangeiros publica manifesto em defesa da liberdade de imprensa no Brasil

A Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACE) publicou ontem (30.out.2018) um manifesto em defesa da liberdade de imprensa no Brasil. A nota manifesta repúdio às hostilidades sofridas por jornalistas estrangeiros durante a cobertura das comemorações após o resultado da eleição presidencial, no domingo (28.out).

Na última segunda-feira (29.out) a Abraji publicou nota sobre casos de hostilidade, agressões e ameaças que ocorreram após o pleito eleitoral. Uma das repórteres afetadas é a holandesa Sandra Korstjens, correspondente na América Latina da emissora RTL Nieuws. A jornalista sofreu assédio sexual por apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro e foi perseguida e intimidada por um homem. Segundo Korstjens, o homem impossibilitou que ela prosseguisse com o trabalho. "Felizmente, havia outros apoiadores que me defenderam", disse a repórter.

No manifesto, a ACE pede que o presidente recém-eleito cobre que seus militantes e eleitores honrem a Constituição e a Liberdade de Imprensa e não incite a perseguição de jornalistas e meios.

Confira o texto completo:

MANIFESTO DOS CORRESPONDENTES ESTRANGEIROS EM DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA

A Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACE), que reúne jornalistas da imprensa internacional, em São Paulo, une-se aos colegas brasileiros e às diversas organizações que representam o jornalismo, dentro e fora do país, para manifestar seu repúdio com a forma em que os repórteres estão sendo tratados durante manifestações, que deveriam ser pacíficas e de comemoração ao fim de mais uma jornada democrática no Brasil.

Temos recebido inúmeros relatos de colegas que têm sido assediados física e moralmente nas ruas das principais cidades brasileiras, no momento em que exerciam suas coberturas. Vários colegas estrangeiros foram hostilizados, vítimas inclusive de xenofobia, por parte de manifestantes, enquanto tentavam fazer entrevistas, pelo fato de usar câmeras, gravadores ou blocos de notas que os identificavam como jornalistas. Em alguns relatos, a polícia se absteve de proteger os nossos colegas, e fez vista grossa às agressões. Fazemos o apelo às autoridades da segurança pública para que garantam a proteção e o respeito aos jornalistas nas ruas.

Consideramos inaceitável este tipo de atitudes, ainda mais condenáveis em um país democrático e solicitamos às autoridades brasileiras, e em especial ao Presidente e aos políticos recém-eleitos, que se pronunciem e reprovem com veemência atos de violência e de desrespeito contra jornalistas e veículos de comunicação.   

Solidarizamo-nos com os colegas brasileiros que também têm sido alvo de ataques e perseguições graves, assim como os meios de comunicação que estão sendo hostilizados e desrespeitados por cumprir seu papel de investigar, de combater a corrupção e de fomentar o diálogo, valores fundamentais para o exercício da democracia, um sistema político que vai além do voto, e que fica frágil sem o devido respeito às instituições.

Somamo-nos às organizações que defendem a nossa profissão, como a Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji), que documentou mais de 140 casos de ameaça e violência contra jornalistas durante as eleições.  

Pedimos ao presidente recém-eleito, Jair Messias Bolsonaro que, em nome de tudo o que representa, tendo recebido a confiança dos brasileiros, e tendo garantido que honrará a Constituição e a Liberdade de Imprensa, cobre da sua militância e dos  eleitores, o mesmo compromisso, e que não incite a perseguição de jornalistas e meios, já que só com eles será possível mantermos a verdadeira democracia que todos queremos. 

Agora que a campanha eleitoral acabou e que teremos um novo Governo democraticamente eleito, a sua figura e as suas palavras serão de extrema importância para aquietar os ânimos e desestimular a violência.

Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE)

São Paulo, 30 de outubro de 2018

Foto: RONALDO SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Assinatura Abraji