• 11.12
  • 2012
  • 13:52
  • -

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo comemora 10 anos

Publicado em 10 de dezembro de 2012, em Jornal Nacional.

 

Encontro foi no auditório da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O mesmo lugar onde há dez anos um grupo de 140 jornalistas decidiu criar a associação.

Um seminário internacional comemorou, nesta segunda-feira (10), em São Paulo, os dez anos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O encontro foi no auditório da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O mesmo lugar onde há dez anos um grupo de 140 jornalistas decidiu criar a associação.

A morte do jornalista da TV Globo, Tim Lopes, levantou o debate sobre a segurança dos profissionais e impulsionou a criação da associação.

“Ali ficou claro de que maneira nós estávamos expostos e ficou claro também como é que nós tínhamos que começar a trabalhar. Ideias do próprio Tim de que tinha que melhorar o jornalismo que a gente vinha fazendo”, disse o diretor da Abraji, Marcelo Beraba.

Nesses dez anos, a associação formou parcerias, treinou jornalistas.

“A Abraji rapidamente se transformou em uma das melhores organizações de jornalismo investigativo do mundo. Ela tem seis mil afiliados e é um modelo que tem sido seguido em outros países”, elogiou o professor da Universidade do Texas Rosental Calmon Alves.

Assinatura Abraji