• 09.08
  • 2010
  • 13:04
  • -

Assassino de Tim Lopes vende drogas no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro

Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu, foi filmado vendendo drogas  a céu aberto na favela do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele foi condenado a 23 anos e seis meses de prisão por participação no assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002. A informação foi divulgada neste domingo, em reportagem exibida pelo "Fantástico", da Rede Globo, que mostrou imagens da atuação do tráfico na favela.  

Zeu cumpriu cinco anos e 20 dias de prisão e é considerado foragido da Justiça há três anos. Quando foi beneficiado com o regime semiaberto, fugiu no primeiro dia. Em reportagem publicada nesta segunda-feira, 9, o jornal O Globo fala sobre o caso.

O Disque-Denúncia, que já recebeu 109 ligações avisando da presença do traficante no Morro do Alemão, oferece R$ 10 mil de recompensa por informações que levem à prisão de Zeu.

A Abraji nasceu em 2002, após o assassinato do repórter Tim Lopes. O caso mobilizou a imprensa brasileira em torno dos perigos enfrentados por jornalistas na cobertura de áreas de risco e inspirou as discussões sobre a prática do jornalismo no Brasil.

O que começou com uma troca de e-mails entre um grupo de 45 jornalistas de várias redações do país para discutir o tema foi tomando corpo até a reunião na Universidade de São Paulo (USP), em dezembro de 2002, que deu início a formação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

 

 

Assinatura Abraji