• 14.10
  • 2005
  • 08:22
  • MarceloSoares

Aprenda RAC com um dos melhores do mundo no congresso da Abraji

O congresso da Abraji é a melhor oportunidade para jornalistas e estudantes tanto tomarem contato pela primeira vez com as técnicas de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) quanto se aprofundarem nesse tipo de conhecimento. A programação oferece opções para todos os graus de interesse e expertise, e tem uma estrela internacional: Brant Houston, diretor da Investigative Reporters and Editors e um dos maiores especialistas mundiais em RAC. Ele é autor do livro "Computer-Assisted Reporting - a Practical Guide", uma das "bíblias" do ensino da técnica.

O cronograma do congresso foi montado para que os interessados possam se inscrever em vários cursos e palestras. A programação do congresso prevê uma palestra de iniciação ao RAC, que dá uma visão panorâmica dessas técnicas e mostra possibilidades de uso, cursos de nevegação avançada na internet, de uso de planilhas eletrônicas aplicado ao jornalismo, e um workshop com Houston, um dos maiores especialistas do mundo no tema. Imperdível.

A palestra de iniciação serve para quem nunca ouviu falar em RAC saber do que se trata e para aqueles que já têm uma noção básica perceberem novas possibilidades de uso dessas técnicas. Os cursos de navegação avançada na internet e de uso de Excel são o passo seguinte e natural para os interessados. Neles, os jornalistas e estudantes podem aprender de fato as técnicas mencionadas na palestra de
iniciação.

O curso de Brant Houston vai dar oportunidade aos jornalistas brasileiros de descobrirem as técnicas mais avançadas de RAC e saberem quais as tendências e novidades nos EUA sobre o assunto. Os interessados no curso de Houston devem entender inglês e terem ao menos assistido a um dos outros cursos.
Assinatura Abraji