App do Projeto Comprova recebe prêmio da Google Play Store
  • 30.11
  • 2022
  • 18:15
  • Abraji

Acesso à Informação

App do Projeto Comprova recebe prêmio da Google Play Store

O aplicativo para celulares do Projeto Comprova é o vencedor do Best of 2022, prêmio da Google Play Store para o mercado brasileiro, na categoria Melhores apps do bem. A premiação reconhece aplicativos inspiradores que ajudam a criar conexões e a explorar novos mundos e que valorizam a aprendizagem de novas habilidades. Os apps vencedores foram divulgados nesta quarta-feira (30.nov.2022). 

Liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Projeto Comprova é uma coalizão de 43 veículos de comunicação que investiga colaborativamente a veracidade de conteúdos duvidosos disseminados em redes sociais, aplicativos de mensagens e sites hiperpartidários. O app é parte do esforço do Comprova para elevar a capacidade crítica dos cidadãos para lidar com a desinformação. 

O aplicativo foi lançado em ago.2022 como um recurso que oferece múltiplas funções aos seus usuários. Além de reproduzir as checagens feitas pelos jornalistas do Comprova, o aplicativo apresenta dicas para detectar desinformação e não disseminá-la, permite o envio de sugestões de checagem aos editores do projeto e incentiva os usuários a fazerem suas próprias verificações de imagens suspeitas.

Uma nova atualização, a ser lançada em 2023, vai ampliar os recursos disponíveis para que o app possa ser utilizado também em projetos de educação midiática. 

O aplicativo foi desenvolvido pela Vórtigo e contou com apoio e financiamento do Google Brasil. Ele está disponível nas lojas de aplicativos Google Play Store e na Apple Store. Confira a relação completa dos vencedores do Best of 2022 neste link.

Desde a sua criação, profissionais do Comprova já treinaram mais de 5 mil profissionais e estudantes de jornalismo. Educação midiática é um dos compromissos do projeto. A coalizão se une a diversas iniciativas do país que levam conhecimento aos cidadãos brasileiros para que possam analisar criticamente a mídia e seus produtos e saibam lidar com a desinformação. Um dos objetivos do aplicativo é servir de apoio didático a professores que desenvolvem projetos de educação midiática nas escolas.

As organizações de mídia envolvidas nesta quinta fase do Comprova são: A Gazeta (ES), AFP, Alma Preta, Band News, Band News FM, Band TV, Band.com.br, CNN Brasil, Correio (BA), Correio Braziliense, Correio de Carajás (PA), Correio do Estado (MS), Correio do Povo (RS), Crusoé, Diário do Nordeste (CE), Estadão, Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo, Grupo Sinos (RS), GZH (RS), imirante (MA), Jornal do Commercio (PE), Metro Brasil, Metrópoles, Nexo Jornal, NSC Total (SC), O Dia (RJ), O Liberal (PA), O Popular (GO), O Povo (CE), Plural (PR), Poder360, Portal Norte de Notícias (AM), Rádio Bandeirantes, Rádio CBN Cuiabá (MT), Rádio Nova Brasil FM (SP), revista Piauí, SBT, SBT News, Tribuna do Norte (RN), UOL, Veja e Yahoo! Notícias.

Acompanhe o Comprova

WhatsApp: (11) 97045-4984
Site: projetocomprova.com.br
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/ComprovaBR
Instagram: instagram.com/comprova/ 
Linkedin: linkedin.com/company/projetocomprova
Telegram: t.me/comprova 
TikTok: tiktok.com/@comprova
Twitter: twitter.com/comprova
YouTube: youtube.com/comprova
 

Assinatura Abraji