• 23.04
  • 2013
  • 07:40
  • -

Anunciados os 25 selecionados para o 7º Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter

A Banca Examinadora do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, composta por representantes do IEA/USP, Abraji, SINPRO, OBORÉ e Coordenação Pedagógica, anuncia os nomes dos 25 estudantes selecionados para o módulo do Projeto Repórter do Futuro, que se realiza nos meses de maio e junho no IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.


Foto: Encontro de seleção no sindicato dos jornalistas de São Paulo no dia 13 de abril

Os alunos foram escolhidos entre 83 estudantes que fizeram o teste de seleção durante encontro ocorrido sábado, dia 13, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Esta edição atingiu recorde histórico, com 355 inscrições.

Treze escolas de comunicação estão representadas: sete são da Cásper Líbero; seis, da ECA/USP; dois, do Mackenzie; Metodista, UNIFIAM-FAAM, ESPM, São Judas, UNINOVE, UNESP, PUC-CAMP, FAPSP, Anhembi Morumbi e PUC-SP, têm um estudante cada uma.

A maior parte dos alunos que participarão da sétima edição do módulo é da capital paulista (84%), os demais vêm do litoral - Santos (4%) e Praia Grande (4%), - e do interior do Estado - Jundiaí (8%).

Todos cursam jornalismo e boa parte já atravessou os primeiros anos da graduação – 88% estão no 3º, 4º e 5º ano. A turma está formada por uma maioria feminina (76%).

Dia 27 (sábado), às 15h, será realizado, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ , o Encontro de Confraternização e Orientação, que dará início ao curso.

Confira a lista dos Selecionados:

Agnes Sofia Guimarães Cruz – UNESP
Avana França Sales – CÁSPER LÍBERO
Bárbara Pereira Libório – METODISTA
Carlos Tchitoma Chicuambi – UNINOVE
Carolina Catapano Távora – MACKENZIE
Claudia Stefanie Müller – PUC CAMPINAS
Cleyton Vilarino dos Santos - ECA/USP
Deborah Caroline Rezaghi Tomaz – CÁSPER LÍBERO
Eduardo Bezerra Rodrigues - FAPSP
Francielle Correia de Souza Silva – USJT
Gabriely Souza de Araujo – ECA/USP
Gemma Patrizia Macellaro - ANHEMBI - MORUMBI
Gustavo Jazra Garcia – CÁSPER LÍBERO
Marcella Lourenzetto Santos – CÁSPER LÍBERO
Mariana Claudino de Melo – ECA/USP
Mariana Queen Nwabasili – ECA/USP
Nayara Matteis de Arruda Queiroz - PUC-SP
Paloma Helena Martinho Rodrigues – ECA/USP
Pricilla Kury Comazzetto – ESPM
Renata Trief Roitman – UNIFIAM-FAAM
Ricardo Rossetto Della Corte Guimarães Pacheco – CÁSPER LÍBERO
Sarah Maria Mota Resende – CÁSPER LÍBERO
Thaís Aparecida Santana – CÁSPER LÍBERO
Valéria Pilla Bretas – MACKENZIE
Victor Francisco Ferreira – ECA/USP

Além dos estudantes, 10 jornalistas diplomados realizaram o teste de seleção para assistirem ao curso como “Observadores” – acompanham os encontros, mas não interagem nas conferências e coletivas de imprensa. Abaixo, os selecionados:

Aline de Souza Rodrigues
Gabriela Alves Rodrigues
Lilian Di Tommaso Almeida Reis
Luciano Bitencourt de Freitas Andrade
Marina Duarte de Souza
Paula Magalhães Caldeiram
Ricardo de Farias Dias 

O curso

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Instituto de Estudos Avançados da USP (Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar - Cidade Universitária), nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio e 8 e 22 de junho. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site do IEA. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

Coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica, pelo sétimo ano consecutivo, está a cargo de Pedro Ortiz, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina - Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor Geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História - FFLCH/USP).

Ortiz é professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas "Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão" (FCSCL) e "Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética" (UESB).

De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países. Trabalhou na Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e em documentários, no Brasil e no exterior.

Apoios

O 7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro, também emprestam seu prestígio a esta iniciativa.

 

Assinatura Abraji