- 21.12
- 2012
- 10:30
- -
Ameaças contra diretor da Abraji repercutem no Brasil e no mundo
Pelo menos vinte organizações e mídias repercutiram as ameaças feitas ao diretor da Abraji e repórter do jornal Gazeta do Povo (PR). No Brasil, o caso teve espaço nos grandes jornais e em grandes redes; internacionalmente, foi tema de manifestações de instituições defensoras de direitos humanos e de jornalistas.
O coordenador sênior do programa das Américas do Committee to Protect Journalists (CPJ), Carlos Lauría, cobrou uma atitude das autoridades brasileiras. Segundo Lauría, elas "são responsáveis por chegar ao fundo destas ameaças, mantendo König seguro, e garantindo que ele possa continuar a informar sobre questões de importância vital para o público brasileiro". Em novembro deste ano, o CPJ concedeu a Mauri o Prêmio Internacional da Liberdade de Imprensa 2012.
Anthony Mills, diretor do International Press Institute (IPI), endossa a cobrança: "o governo brasileiro deve agir rapidamente para garantir a segurança de Mauri König e de sua família". Mills se disse "profundamente consternados com o fato de que, ao mesmo tempo em que o Brasil alcança sucesso crescente e estatura no cenário internacional, seus jornalistas insvestigativos estão cada vez mais sendo alvos de violentas represálias".
A Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) emitiu comunicado condenando as ameaças a Mauri e expressando solidariedade ao jornalista. Claudio Paolillo, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e de Informação da SIP, disse que "a violência de qualquer tipo e a impunidade dos agressores limitam severamente a liberdade de expressão e de imprensa. Esses atos devem ser investigados com prontidão e punidos com rigor".
Francisco de Mesquita Neto, vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), afirma em nota que "é inadmissível que agentes do poder público, que deveriam zelar pela segurança pública e pelos direitos individuais e coletivos, ajam como delinquentes, ameaçando profissionais no exercício da profissão e tentando usurpar o direito de o cidadão ser informado".
Onde repercutiu
Nacionais
Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Internacionais
International News Safety Institute (INSI)
Committee to Protect Journalists (CPJ)
International Press Institute (IPI)
Knight Center para o Jornalismo nas Américas
International Freedom of Expression Network (IFEX)
Sociedad Interamericana de Prensa (SIP)
RFI (França)