• 21.12
  • 2012
  • 10:30
  • -

Ameaças contra diretor da Abraji repercutem no Brasil e no mundo

Pelo menos vinte organizações e mídias repercutiram as ameaças feitas ao diretor da Abraji e repórter do jornal Gazeta do Povo (PR). No Brasil, o caso teve espaço nos grandes jornais e em grandes redes; internacionalmente, foi tema de manifestações de instituições defensoras de direitos humanos e de jornalistas.

O coordenador sênior do programa das Américas do Committee to Protect Journalists (CPJ), Carlos Lauría, cobrou uma atitude das autoridades brasileiras. Segundo Lauría, elas "são responsáveis ​​por chegar ao fundo destas ameaças, mantendo König seguro, e garantindo que ele possa continuar a informar sobre questões de importância vital para o público brasileiro". Em novembro deste ano, o CPJ concedeu a Mauri o Prêmio Internacional da Liberdade de Imprensa 2012.

Anthony Mills, diretor do International Press Institute (IPI), endossa a cobrança: "o governo brasileiro deve agir rapidamente para garantir a segurança de Mauri König e de sua família". Mills se disse "profundamente consternados com o fato de que, ao mesmo tempo em que o Brasil alcança sucesso crescente e estatura no cenário internacional, seus jornalistas insvestigativos estão cada vez mais sendo alvos de violentas represálias".

A Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) emitiu comunicado condenando as ameaças a Mauri e expressando solidariedade ao jornalista. Claudio Paolillo, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e de Informação da SIP, disse que "a violência de qualquer tipo e a impunidade dos agressores limitam severamente a liberdade de expressão e de imprensa. Esses atos devem ser investigados com prontidão e punidos com rigor".

Francisco de Mesquita Neto, vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), afirma em nota que "é inadmissível que agentes do poder público, que deveriam zelar pela segurança pública e pelos direitos individuais e coletivos, ajam como delinquentes, ameaçando profissionais no exercício da profissão e tentando usurpar o direito de o cidadão ser informado".

Onde repercutiu

 

Nacionais

Folha de S.Paulo

O Globo

Zero Hora

O Estado de S.Paulo

UOL

A Tarde

BandNewsFM Curitiba

SBT Brasil

Jornalistas&Cia

Associação Nacional de Jornais (ANJ)

 

Internacionais

International News Safety Institute (INSI)

Committee to Protect Journalists (CPJ)

International Press Institute (IPI)

Knight Center para o Jornalismo nas Américas

International Freedom of Expression Network (IFEX)

Sociedad Interamericana de Prensa (SIP)

Repórteres Sem Fronteiras

Bloomberg

Le Monde

RFI (França)

Assinatura Abraji