• 18.07
  • 2007
  • 13:02
  • -

Alunos do DF analisam gastos de deputados

O acesso a informações públicas está permitindo que os alunos de uma escola pública em Gama, no Distrito Federal, tenham uma lição de casa diferente, como mostra reportagem de Lílian Tahan, do Correio Braziliense. “Incentivados pela organização não-governamental Urbi Mundi, 21 alunos do primeiro ano do ensino médio decidiram acompanhar como os 24 parlamentares [deputados distritais] usam a verba indenizatória de R$ 11.250 a que cada um tem direito por mês”, diz a reportagem.

Os jovens têm 14, 15 e 16 anos e analisaram informações publicadas no site da Câmara dos Deputados. Os alunos fazem um acompanhamento detalhado dos gastos dos parlamentares com combustíveis, aluguel de carros, imóveis, assessoria, consultoria e outros. No final do semestre, cada um faz um relatório sobre o deputado cujas contas analisou.

 

“A impressão que a gente tem é que está sendo feito de bobo”, disse a estudante Jéssica Albuquerque, de 16 anos, à reportagem. “Por que a gente precisa pegar ônibus todos os dias, pagar aluguel, comprar uniforme e os deputados podem consumir tanto dinheiro com gasolina, carros, consultoria e ainda por cima recebem salário?”

 

Clique no arquivo abaixo para ler a matéria na íntegra em PDF.

Assinatura Abraji