• 20.03
  • 2012
  • 12:35
  • -

Alunos de jornalismo já podem se inscrever em novo módulo do Projeto Repórter do Futuro

Estão abertas as inscrições para o 6º Curso “Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter”, módulo do Projeto Repórter Futuro que acontece neste 1º semestre de 2012. Estudantes de graduação interessados em participar têm até o dia 29 de março, quinta-feira, para fazer sua pré-inscrição.

Este módulo, uma realização da Oboré, da Abraji e do Instituto de Estudos Avançados da USP, acontece de 28 de abril a 2 de junho, sempre aos sábados de manhã. A cada encontro, os 25 alunos selecionados participam de uma conferência/coletiva de imprensa com um especialista em Amazônia. O aluno tem, então, um prazo de alguns dias para produzir e entregar uma notícia realizada a partir das informações apresentadas na coletiva.

Para os alunos que participaram desse e de outros módulos do projeto, o ponto forte do curso é a complementação da graduação. Rafaela Carvalho, aluna do 4º ano de jornalismo da USP, cursou o módulo “Descobrir a Amazônia, descobrir-se Repórter” em 2011. Segundo a estudante, o convívio com outros alunos e profissionais, além das práticas de texto e de entrevista coletiva, incentivados pelo curso, são um bom complemento ao curso universitário. Ela gostou tanto que está cursando o módulo “Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter”, com fim no dia 24 de março, e pretende se inscrever para o módulo de Conflitos Armados, previsto para o segundo semestre.

Rafaela diz que as 10 conferências realizadas em 2011 mudaram sua concepção da Amazônia e de jornalismo. Ao aprofundar-se em um único tema abordado por diversos profissionais da área, como comandantes do exército, pesquisadores, biólogos, antropólogos, arqueólogos entre outros, ela diz que foi possível ter um entendimento muito maior do assunto.

Marcela Gonsalves, aluna de jornalismo da USP que fez o módulo em 2010, concorda: “O curso é bastante puxado, há muito conteúdo para absorver”. Para ela, todo o módulo ajudou os novos jornalistas, que se mostraram envolvidos nas entrevistas coletivas e nas atividades de texto. “Para quem ainda não começou a trabalhar ou começou há pouco tempo, a prática de escrever uma notícia ao final de cada palestra foi bastante interessante”, conta ela.

Lucas Borges Teixeira também destaca o auxílio prático que o curso oferece aos alunos de jornalismo. Ele está no 7º semestre da graduação no Mackenzie e cursa o módulo “Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter”. Segundo Lucas, o curso deu oportunidade para compreender como é uma coletiva de imprensa: “da forma como as conferências foram montadas, pudemos chegar o mais perto de como é uma coletiva de fato. Muitas vezes os cursos pecam em não oferecer esse rau de realidade”. Ele ressalta também o atendimento individual: “mesmo para quem participou de jornais experimentais da faculdade e teve um professor como editor, os atendimentos individuais contribuem muito para melhorar o senso crítico, tanto em relação ao conteúdo que você produz quanto ao conteúdo que você consome”.

Uma das exigências do curso é a de que os alunos selecionados participem de ao menos um encontro presencial com um dos coordenadores para avaliação do texto. É nesse atendimento individual que o estudante recebe dicas e sugestões de abordagens para o tema.

As palestras e entrevistas coletivas com profissionais de diversas áreas proporcionam um leque amplo de visões da Amazônia. A estudante da USP Rafaela Carvalho diz ter entrado em contato com uma “visão enriquecedora, com vários aspectos diferentes, que culminou na visita a Manaus”. A viagem, segundo ela, fez os alunos enxergarem tudo quanto estava sendo dito nas palestras.

O Projeto Repórter do Futuro tem o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Cátedra Unesco de Comunicação, Portal e Revista Imprensa, Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e Premier Residence Hospital.

Mais informações sobre o curso ou inscrições aqui

Assinatura Abraji